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Acordo deve ser formalizado e incluir obrigações
DE SÃO PAULOOs empresários não devem deixar de formalizar quais as obrigações de cada empresa nas parcerias que firmam.
Isso deve ser feito para que não se corra riscos, como o de um parceiro não cumprir sua parte no acordo e, com isso, atrasar uma entrega para o cliente. "O consumidor espera uma solução de você e não sabe se sua empresa depende de um parceiro", afirma Cláudio Carvajal, que é professor da Fiap (Faculdade de Administração e Informática Paulista).
Ele também recomenda que se pesquise qual a reputação que a outra empresa tem no mercado, para ter certeza que a associação não trará prejuízos para a marca.
Outro tipo de parceria que pode trazer bons resultados para as empresas é a feita com fornecedores, mas o empresário deve tomar cuidado para não concentrar demais suas compras em um único fabricante.
Uma opção pouco conhecida de acordo, segundo Haroldo Matsumoto, do Sebrae-SP, é negociar espaços privilegiados na vitrine ou na loja para produtos de certas marcas em troca de descontos nas compras.
Mas deve-se manter equilíbrio nesta relação, diz Carvajal. "A parceria com fornecedor é sempre um dilema. Você não pode ter um só, porque se expõe a riscos caso haja um problema na relação. Já se você pulveriza demais, nenhum deles se sentirá privilegiado."