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Empresas de internet patrocinam atletas para se tornar conhecidas

Impacto da ação é difícil de medir, algo incomum para o setor

DE SÃO PAULO

Lojas on-line e empresas de tecnologia costumam concentrar seu marketing em ações na própria internet --um meio mais imediato de atrair público. Mas algumas delas passaram também a patrocinar atletas como forma de ficar mais conhecidas.

O KaBuM!, que vende eletrônicos e instrumentos musicais pela web, renomeou o time de sua cidade natal, Limeira (SP), para Winner KaBuM! Limeira --o valor do contrato não foi divulgado.

A Joox, empresa que faz materiais como cartões de visita e adesivos personalizados, patrocinou a viagem de dois lutadores de judô juvenis no fim do ano passado.

Genau Lopes Junior, 32, fundador da empresa, diz que foram gastos cerca de R$ 5.000 com passagens para Chile e El Salvador.

Já a Meliuz, uma plataforma que dá desconto em lojas virtuais parceiras, patrocina o lutador de jiu-jítsu Sérvio Túlio. O sócio da empresa Ofli Guimarães, 28, diz que o investimento faz com que a companhia se aproxime de um de seus principais públicos: consumidores de materiais esportivos e suplementos alimentares.

O problema é que o impacto do investimento no esporte não pode ser medido de forma imediata, algo com que essas empresas não estão acostumadas.

UFC

A Easy Taxi patrocinou, no dia 15 de março, uma luta de Jéssica Andrade no UFC (campeonato de artes marciais mistas). Talis Gomes, 26, copresidente da companhia, diz que a ação gerou bons resultados, com boa exposição da marca durante a luta na imprensa e nas redes sociais.

Mas, como ele não con- segue medir exatamente qual foi o resultado do investi- mento, não prevê repetir a experiência.

"Hoje, minha verba é para ser usada no crescimento da empresa. Não posso usar tudo para ações que servem para perpetuar a marca", afirma Gomes.

Eduardo Muniz, professor da ESPM, diz que o patrocínio a atletas de modalidades menos populares ajuda a atingir nichos de mercado.

Ele sugere cautela quanto aos resultados esperados, pois se estará concorrendo com muitas marcas que devem investir no esporte até a Olimpíada.


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