Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Ásia

Atividade da indústria chinesa tem terceira retração seguida

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS - A atividade da indústria chinesa teve retração em março, o terceiro mês seguido em que o setor encolheu, segundo levantamento do HSBC.

O PMI (índice de gerente de compras, na sigla em inglês) do HSBC caiu marcou 48,1 pontos neste mês, 0,4 ponto menos que em fevereiro. Sempre que o indicador (que mede as condições da indústria chinesa) fica abaixo de 50 pontos, ele aponta que o setor está se contraindo.

O recuo do indicador chinês foi o oitavo mês seguido em que houve piora da indústria da segunda maior economia global.

Tanto produção quanto novas encomendas enfraqueceram, mas as novas encomendas de exportação cresceram pela primeira vez em quatro meses, mostrou a pesquisa, sugerindo que a desaceleração tem sido provocada principalmente pela demanda doméstica fraca.

O novo dado negativo fez aumentar a expectativa de que o governo chinês vai tomar medidas para estimular a economia --como fez em 2008, no início da crise global.

"Esperamos que Pequim lance uma série de medidas de política para estabilizar o crescimento. As opções prováveis incluem redução de barreiras para o investimento privado, gastos em metrôs, limpeza do ar e moradia pública e reduzir as taxas de empréstimos", afirmou Hongbin Qu, economista-chefe do HSBC


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página