Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Mercado aberto

MARIA CRISTINA FRIAS cristina.frias@uol.com.br

Terminal de contêineres planeja aplicar R$ 750 milhões para renovar contrato

O TCP (Terminal de Contêineres de Paranaguá), no Paraná, negocia com o governo federal um projeto de R$ 750 milhões em investimentos para prorrogar antecipadamente seu contrato de arrendamento, que vencerá em 2023.

O aporte será destinado principalmente para a expansão do cais em 220 metros --hoje são 879 metros-- e do pátio, que tem cerca de 350 mil metros quadrados.

"O pátio precisa ser expandido, mas esse ponto é um dos que ainda está em discussão com o governo", afirma o CEO do terminal, Luiz Antonio Alves.

Os recursos deverão ser aplicados em três anos a partir do momento em que o contrato for renovado.

Em 2013, o TCP teve um faturamento de R$ 433 milhões. A expectativa é que chegue a R$ 500 milhões neste ano --alta de 15,5%.

Nesses três primeiros meses de 2014, 17% do lucro da empresa foi gerado pela subsidiária TCP Log.

"Essa divisão da companhia tira o contêiner do navio, coloca em um caminhão e entrega para o contratante. É um modelo incomum no Brasil, mas frequente na Ásia e na Europa."

A TCP Log tem apenas um centro logístico próprio, em Ponta Grossa (a 115 quilômetros de Curitiba). Deverá inaugurar mais dois até o fim deste ano, um deles em Curitiba.

Do total transportado pela subsidiária, 15% é por ferrovias. "A redução de custos ao cliente quando as utilizamos fica entre 20% e 30%".

CARTEIRA DE MODA

Com 12 marcas de moda em sua carteira, a Inbrands pretende investir R$ 40 milhões em lojas para a expansão das grifes neste ano.

Também está nos planos a aquisição de uma marca possivelmente feminina, que complemente a carteira majoritariamente masculina da holding, da qual fazem parte Richards e VR.

"Tem de ser uma grife em ascensão e com faturamento em torno de R$ 100 milhões", diz o presidente Michel Sarkis.

Outro projeto é trazer ao Brasil uma outra marca estrangeira, a exemplo da Tommy Hilfiger, que é representada e administrada no país pela Inbrands.

Nas próximas semanas, peças da holandesa G-Jeans chegarão ao Brasil e serão vendidas de início em seis lojas da Mandi.

A capitalização da companhia também está em discussão, mas uma decisão virá apenas no segundo semestre. É possível que os sócios [Vinci Partners e o grupo Ellus são os maiores acionistas] decidam aportar recursos, segundo Sarkis.

R$ 905,9 milhões

foi a receita líquida da companhia em 2013

16,2%

foi o crescimento da receita líquida em 2013 em relação ao ano anterior

R$ 127,2 milhões

foi o Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciações e amortizações) em 2013

200%

foi a variação do Ebitda em 2013 em comparação com o ano anterior

176

são as lojas próprias da companhia

186

são as franquias na rede de distribuição da marca

4.892

são os clientes multimarcas da companhia

Consumo de energia livre cresceu 5,7% em fevereiro

O consumo de energia elétrica no mercado livre foi 5,7% maior em fevereiro, em relação ao mês anterior, segundo o índice da comercializadora de energia Comerc.

Na comparação com fevereiro de 2013, entretanto, o consumo ficou estável, com um incremento de 0,01%.

O crescimento no consumo pode estar relacionado à retomada produtiva de alguns setores, devido a férias coletivas ou paradas programadas por empresas no mês de janeiro, de acordo com a comercializadora.

Por outro lado, fevereiro de 2014 teve dois dias úteis a mais que o mesmo mês em 2013, e o consumo de energia se manteve inalterado.

No comparativo anual, o setor de material de construção aumentou o consumo em 11,46%, a maior variação positiva no período.

O setor de eletroeletrônicos, entretanto, teve a maior redução no consumo de energia no mercado livre entre os meses de fevereiro de 2013 e de 2014: -3,27%.

VERÃO MORNO

A movimentação de viajantes na última temporada de verão foi menor ou permaneceu estável em relação ao mesmo período do ano anterior para 35,9% das empresas ouvidas pelo instituto Ipeturis.

O movimento de viajantes foi até 40% menor para 73,6% das companhias.

O câmbio desfavorável e o aumento do preço das passagens aéreas aparecem como os principais motivos que, na opinião das operadoras, impactaram negativamente a decisão de compra de serviços turísticos no período.

Das 370 empresas entrevistadas, 28,1% tiveram resultados melhores que na temporada anterior. O aumento médio na movimentação de viajantes foi de 26%.

Desse percentual, a maioria (83,6%) afirmou ter tido um movimento até 40% maior, segundo o estudo.

A preferência por destinos nacionais ou internacionais esteve equilibrada na temporada, com 51,1% e 48,9%, respectivamente.

Os destinos mais escolhidos foram Fortaleza (16%) e Estados Unidos (47,9%).

Calça... A Capricórnio Têxtil, fabricante de denim, matéria-prima do jeans, investirá R$ 15 milhões neste ano.

...nova O aporte será destinado à compra de um novo maquinário para o acabamento de tecidos.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página