Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Consultorias esperam duas altas de juros

DA REUTERS

Com a pressão sobre os preços ainda mostrando resistência, economistas de instituições financeiras passaram a enxergar que o Banco Central manterá as altas de juros até maio.

Segundo o Focus, a mediana das projeções é de elevação de 0,25 ponto percentual na Selic amanhã.

Os analistas mantiveram a expectativa de que a Selic encerrará este ano a 11,25%, mas anteciparam para maio a projeção da segunda alta de 0,25 ponto, e não mais em dezembro.

Entre as cinco instituições que mais acertam as projeções, segundo pesquisa Focus do Banco Central, a previsão é a de que a taxa básica de juros vai ser elevada até julho.

O top 5 de médio prazo passou a estimar a taxa a 12% no final do ano, ante 11,75% na semana anterior. Hoje, a Selic está em 10,75%. Desde abril do ano passado, o Banco Central elevou a taxa básica de juros em 3,5 pontos percentuais, com o objetivo de combater os preços altos.

Na semana passada, o próprio banco piorou seu cenário para a inflação neste ano, para 6,1%, aproximando-se ainda mais do teto da meta do governo, de 6,5%, ou dois pontos percentuais acima da média da meta, de 4,5%.

Esse movimento desencadeou mudanças nas expectativas do mercado, com mais altas na Selic.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página