Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Polonesa faz acordo com Braskem e vai abrir fábrica de borracha no RS

Pneus serão foco da unidade gaúcha; valor não foi divulgado

RODOLFO LUCENA ENVIADO ESPECIAL A SAN ANTONIO (EUA)

A fabricante polonesa de borrachas especiais Synthos anunciou ontem, em Varsóvia, planos para instalar uma fábrica de borracha especial no polo petroquímico de Triunfo (RS).

Para a efetivação do projeto, fechou contrato com a petroquímica brasileira Braskem, que deverá fornecer a matéria-prima (butadieno).

Uma vez garantido o fornecimento do produto, a Synthos construirá uma fábrica de neodímio polibutadieno, uma borracha de alta performance usada na produção de pneus de automóveis e caminhões. A capacidade de produção deverá chegar a 80 mil toneladas por ano.

"Nosso objetivo não é substituir a produção local, mas sim a quantidade de produto importado pelo Brasil", disse o presidente da Synthos, Tomasz Kalwat.

Para a produção da borracha, a empresa fez um contrato para receber tecnologia da fabricante de pneus Michelin. A companhia francesa e a Pirelli deverão ser as principais clientes da fábrica gaúcha da Synthos.

EXPANSÃO

Trata-se de um mercado em expansão. Nos três primeiros trimestres de 2013, as vendas de pneus para carros novos no Brasil cresceram 9% ante o mesmo período no ano anterior, segundo a empresa de pesquisas Polish Foreign Market Research Lab. A expansão do mercado de pneus para reposição foi de 11%.

Em comunicado, a Braskem confirmou o fechamento de contrato com a fabricante polonesa.

Segundo a assessoria da empresa, "se tudo der certo", o início das operações deverá ocorrer em 2017.

O contrato prevê o fornecimento de 80 mil toneladas/ano de butadieno. Isso é cerca de 40% da capacidade de produção da unidade da Braskem no Rio Grande do Sul, que chega a 204 mil toneladas ao ano.

As empresas não divulgaram valores do acordo, mas o preço da tonelada de butadieno é de cerca de R$ 3.500, com impostos.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página