Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

O texto abaixo contém dois Erramos, clique aqui e aqui para conferir a correção na versão eletrônica da Folha de S.Paulo.

A copa como ela é

Hotéis temem superoferta após Mundial

Aumento de leitos sem planejamento em cidades como Manaus, Cuiabá e Belo Horizonte preocupa o setor

Expectativa é que redes substituam estabelecimentos menores em meio à concorrência maior

INGRID FAGUNDEZ DE SÃO PAULO

Os dias depois da Copa do Mundo preocupam os setores hoteleiros de Manaus, Cuiabá e Belo Horizonte, que já trabalham com a ideia de superoferta de leitos depois de a bola parar de rolar.

Para empresários e associações, na concorrência que deve se instalar após o torneio, os mais prejudicados serão os pequenos hotéis.

Os empreendimentos menores seriam substituídos pelos de rede, em movimento parecido com o que ocorreu em São Paulo há dez anos.

As redes começaram a ir para Belo Horizonte, Manaus e Cuiabá após 2009, quando as sedes foram reveladas.

Desde então, o número de hotéis se multiplicou. Na capital de Mato Grosso, a quantidade de leitos deve pular de 12 mil, em 2009, para 17 mil durante a Copa --alta de 41%.

"Cuiabá tem a situação mais alarmante. Não tem uma economia pungente ou grandes atrativos turísticos. Nem fizemos estudos sobre ela porque não valia a pena", diz o presidente da consultoria especializada BSH, José Marino.

Ele vê Belo Horizonte e Manaus em um patamar melhor, pois têm um ambiente de negócios mais desenvolvido.

Nas cidades-sede, as construções em série foram consequência da baixa oferta de leitos quando os locais foram definidos. O desejo de aproveitar a oportunidade, entretanto, levou a decisões sem planejamento.

"O pessoal começou a construir. Mas fazer um hotel não é como fazer um restaurante. É preciso identificar a demanda", diz Nerleo de Souza, vice-presidente da Abih (Associação Brasileira de Indústria de Hotéis).

GUERRA

Foi aí, aponta o presidente da associação em Cuiabá, Luis Verdu, que muitos empresários falharam. "Pessoas com dinheiro foram fazendo por conta própria. Tememos uma guerra de concorrência."

A Accor, que detém bandeiras como Ibis e Mercure, deve inaugurar cinco hotéis em Cuiabá e quatro em Manaus até 2017.

Para o diretor-adjunto de desenvolvimento de novos negócios da Accor, Eduardo Camargo, os investimentos devem causar a saída de empreendimentos do mercado. "Hotéis de rede captam mais negócios que os independentes. Creio na substituição."

A busca pelo padrão internacional afeta os pequenos negócios. É o caso do hotel Alvorada, há 30 anos em Cuiabá. Um dos primeiros da cidade, recebe hoje uma média de 30 hóspedes --cabem 120.

A proprietária, Leda Gonçalves, viu a taxa de ocupação cair desde a inauguração de outro hotel em sua rua.

O presidente da Abih de Manaus, Roberto Bulbol, diz que a ocupação a dois meses da Copa é de 50% --abaixo do considerado confortável-- e a permanência do turista no evento deve ser de 2,6 a 3,4 dias. "Esperávamos mais."


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página