Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Receita do setor de serviços cresce 10,3%

DO RIO

O faturamento do setor de serviços cresceu 10,3% em fevereiro, na comparação com igual mês de 2013, segundo dados divulgados ontem pelo IBGE. O ritmo é mais acelerado que a taxa de 9,3% de janeiro.

Com o resultado, a receita das empresas do setor subiu 8,7% no acumulado de 12 meses até fevereiro. Já no primeiro trimestre, a taxa ficou positiva em 9,8%.

Todos os dados do IBGE expressam a receita nominal do setor, sem descontar a inflação no período. A alegação é que a pesquisa é recente e não é possível ainda fazer esse ajuste nem comparação com o mês imediatamente anterior com ajuste sazonal.

Para economistas, o forte desempenho apontado pela pesquisa é mascarado pela inflação elevada dos itens que integram o grupo. Em 12 meses até fevereiro, a inflação de serviços ficou em 8,2%. O IPCA, no período, foi de 5,68%.

Para Roberto Saldanha, técnico do IBGE, o grande destaque em fevereiro foi o setor de transporte (o de maior peso dos serviços, com um terço de participação), em especial a atividade de cargas.

Trata-se de um reflexo da aceleração da indústria em janeiro e fevereiro, diz, que fez crescer a movimentação de mercadorias.

Os transportes terrestres avançaram de uma alta de 3,8% em janeiro para 11,8% em fevereiro.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página