Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Telefônica fica fora de conselho de Telecom Italia

Espanhola é a maior acionista da companhia

DE SÃO PAULO DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Os acionistas da Telecom Italia elegeram Giuseppe Recchi presidente do conselho, em uma renovação que nomeou, pela primeira vez, diretores independentes para supervisionar o maior grupo de telecomunicações da Itália.

As mudanças, que asseguraram que o conselho não tivesse executivos da Telefônica, maior acionista da companhia, foram bem recebidas pelos investidores minoritários, preocupados com um possível conflito de interesses porque as empresas espanhola e italiana operam como concorrentes no Brasil.

A medida também visou auxiliar o presidente-executivo Marco Patuano a dar foco ao avanço do grupo, cuja dívida líquida de quase € 27 bilhões (US$ 37 bilhões) chega a quase três vezes o lucro do seu negócio principal.

Recchi, ex-executivo da General Electric e presidente do conselho do grupo petrolífero Eni, levou 97% dos votos.

Ele foi o candidato apresentado pela Telco, grupo liderado pela Telefônica, que detém 22,4% da empresa italiana, embora não tenha laços com o conglomerado, sendo, portanto, um presidente independente.

O conselho da Telecom Italia foi por anos dominado pela Telco. A falta de uma representação adequada para os investidores minoritários levou a um motim no ano passado, a fim de provocar mudanças no conselho.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página