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A forma e o preço

Como ovo de Páscoa, quilo do chocolate pode custar o triplo de seu similar vendido em formato de tablete ou bombom fora do período da Quaresma

FABÍOLA SALANI DE SÃO PAULO

O mesmo chocolate comprado o ano todo por R$ 15 a R$ 50 o quilo em média pode dobrar ou até triplicar de preço quando vendido em forma de ovo de Páscoa.

Em geral, nenhum deles --ovo, bombom ou tablete-- é vendido por quilo ou em embalagens com esse peso, o que dificulta tal comparação.

Mas, ao fazer o cálculo, é possível constatar que chega a 240% a diferença entre os preços cobrados por quilo de ovos de Páscoa e dos chocolates que lhes dão origem.

Essa é a diferença constatada no Diamante Negro, que na forma de tablete tradicional de 170 gramas sai por R$ 31,41 o quilo. No formato especial para a Páscoa, salta para R$ 106,93 o quilo.

Entre os cinco itens de maior diferença constatada, o caso do Bis é mais particular: na tradicional caixa com 20 unidades --196 gramas--, custa R$ 3,69 (ou R$ 29,29 por quilo), contendo mais biscoito que chocolate. Embrulhado como ovo, custa R$ 79 o quilo, trazendo mais volume do doce feito com cacau.

De maneira geral, é certo considerar que ovos e tabletes de chocolate não são produtos iguais. Há diferenças no processo logístico e de fabricação.

O levantamento feito pela Folha levou em conta apenas ovos de Páscoa dos maiores fabricantes --Nestlé, Lacta e Garoto--, excluiu os produtos com personagens de desenhos animados ou histórias em quadrinhos, que costumam ter o preço elevado devido ao pagamento de licenciamento de uso da imagem, e não incluiu os que trazem brinquedos no recheio.

Além disso, foram considerados os preços de apenas um supermercado, para que a comparação entre o valor do ovo e de seu equivalente em tablete não trouxesse a diferença das cifras cobradas por redes varejistas distintas.

PAGA SEM PERCEBER

Nesse levantamento, foi possível constatar que o quilo do ovo de Páscoa comum, vendido no supermercado, custa R$ 75 e até mais, ultrapassando R$ 100.

O fato é que poucos percebem que estão pagando muito mais, proporcionalmente, pelo ovo de Páscoa do que pelo bacalhau, por exemplo, item de consumo tradicional da Semana Santa --cujo quilo custa até R$ 50.

Isso porque os ovos mais comuns são vendidos em embalagens contendo em geral menos de 500 gramas, o que reduz seu preço efetivo.

Assim, mesmo optando pelos mais baratos, o consumidor pode pagar mais em termos relativos pelo ovo de Páscoa do que pelo filé mignon --que, no dia e no local da pesquisa, saía a R$ 68 o quilo.


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