Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Qual o risco de investir em LCI de banco menor?

A.C., DE GOIOERÊ (PR)

RESPOSTA DO PROFESSOR DA PUC-RIO E CERTIFIED FINANCIAL PLANNER ALEXANDRE CANALINI - A LCI (Letra de Crédito Imobiliário) é um título emitido por uma instituição financeira para prover recursos para operações no segmento imobiliário.

O risco é o do emissor do título. Se determinado banco emite uma LCI, independentemente do lastro que gerou a operação, o investidor correrá o risco de que essa instituição não honre o pagamento.

Assim, concluímos que bancos de menor porte (com maior risco de crédito) oferecerão taxas de retorno maiores que os de maior porte (com menor risco de crédito) para captar recursos.

É oportuno saber que o FGC (Fundo Garantidor de Créditos) é capaz de protegê-lo em caso de quebra de bancos em até R$ 250 mil por CPF por instituição financeira. Com isso, você poderá distribuir os seus investimentos, aproveitando taxas mais atraentes.

Para comparar a rentabilidade de uma LCI com ativos como CDBs (Certificados de Depósitos Bancários) e Operações Compromissadas, você precisará fazer uma conta simples.

A rentabilidade líquida de impostos para pessoa física de uma LCI deve ser dividida por 1 menos a alíquota do Imposto de Renda para uma operação de mesmo prazo. Imagine um CDB com prazo de vencimento de sete meses e taxa de 100% do CDI (Certificado de Depósito Interfinanceiro) bruto e uma LCI com 80% do CDI líquida de imposto com o mesmo prazo de vencimento.

Será preciso simular a rentabilidade bruta da LCI. Você dividirá 80% por 1 menos 20%. Isso significa que a rentabilidade bruta equivalente da LCI seria de 100% do CDI bruto de impostos. Como o CDB remunera os mesmos 100% do CDI bruto de impostos e representa o mesmo risco, qualquer taxa acima de 80% do CDI para uma LCI com sete meses de prazo será mais interessante que a do CDB com taxa de 100% do CDI.

Você poderá encontrar LCI nos principais bancos e corretoras. Geralmente, as letras são resgatáveis só no vencimento, mas há bancos que já emitem letras com liquidez [possibilidade de resgate de recursos] diária.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página