Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Foco

Drone que enxerga nível de água no solo é um dos destaques da Agrishow

FELIPE AMORIM DE RIBEIRÃO PRETO

Considerada pelo setor a maior feira de tecnologia agrícola da América Latina, a Agrishow chega neste ano à sua 21ª edição mirando o crescimento no país da chamada agricultura de precisão.

Duas novidades deste ano são sistemas de irrigação que dosam liberação de fertilizantes e drones capazes de enxergar o nível de água no solo por ondas infravermelhas.

A Agrishow, com 800 empresas expositoras e 600 demonstrações de máquinas durante o evento, é historicamente o principal espaço para lançamentos do tipo.

A feira, que em 2013 gerou R$ 2,6 bilhões em negócios, começa amanhã em Ribeirão Preto, no interior paulista.

Até a próxima sexta-feira, a expectativa é que 157 mil pessoas circulem pelos 440 mil m² da feira.

Neste ano a Embrapa apresenta na feira um pacote de softwares para monitoramento de plantações com o uso de drones, os veículos aéreos não tripulados (vants).

O programa é capaz de ler as imagens registradas pelas aeronaves e montar mapas da área cultivada já com a análise dos dados.

Segundo o pesquisador da Embrapa Instrumentação Lúcio André de Castro Jorge, as câmeras instaladas no drone leem a luz visível, como numa fotografia comum, e os outros espectros de radiação.

É possível, segundo ele, detectar a presença de pragas antes da manifestação dos primeiros sintomas, como na cultura da laranja.

A fábrica israelense de sistema de irrigação por gotejamento Netafim relata que, desde que se instalou no país, aumentou em 4,8 vezes a área irrigada com sua tecnologia.

O gerente comercial da empresa, Altair Pinsetta, afirmou que a tecnologia permite que 95% da água utilizada seja absorvida pela planta, ante 70% nos métodos tradicionais de irrigação.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página