Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

China pode virar maior economia mundial neste ano

Estatísticas coordenadas pelo Bird preveem que país supere os EUA neste ano em paridade de poder de compra

CHRIS GILES DO "FINANCIAL TIMES"

Os Estados Unidos estão à beira de perder sua posição como maior economia do mundo e devem ser superados pela China neste ano, mais cedo do que em geral se esperava, de acordo com as mais importantes agências estatísticas do planeta.

Os líderes da economia mundial são os EUA desde 1872, quando ultrapassaram o Reino Unido. A maioria dos economistas previa, até agora, que a China tomaria a primeira posição em 2019.

Os números, compilados pelo ICP (Programa de Comparação Internacional), coordenado pelo Bird (Banco Mundial), são as mais abrangentes estimativas do que o dinheiro é capaz de pode comprar em diferentes países e são usados pela maioria das organizações do setor público e privado, a exemplo do FMI (Fundo Monetário Internacional). É a primeira vez que eles são atualizados desde 2005.

Depois de extensas pesquisas sobre os preços de bens e serviços, o ICP concluiu que o dinheiro compra mais nos países pobres do que seus cálculos anteriores indicavam, o que o levou a reestimar o tamanho relativo das economias de mercado emergente.

As estimativas quanto ao custo de vida real, conhecidas como "paridade de poder de compra" ou PPP (na sigla em inglês), são reconhecidas como a melhor maneira de comparar o tamanho de economias, de preferência às voláteis taxas de câmbio, que raramente refletem o custo real dos bens e serviços.

Usando esse último indi- cador, o FMI estimou o PIB (Produto Interno Bruto) dos EUA para 2012 em US$ 16,2 trilhões, e o da China, em US$ 8,2 trilhões.

AVANÇO

Em 2005, o ICP estimava a economia da China com um valor equivalente a 43% do total norte-americano. Em razão da nova metodologia --e do crescimento muito mais rápido da economia chinesa--, a nova pesquisa estimou a economia chinesa como equivalente a 87% da norte-americana em 2011.

Para 2011, o relatório afirma que "os EUA continuavam a ser a maior economia mundial, mas seguidos de perto pela China, na avaliação com base em PPP".

O FMI calcula que a economia da China cresça 24% entre 2011 e 2014, enquanto a dos EUA se expandirá em apenas 7,6% no período, e por isso é provável que a China vire líder neste ano.

OUTROS PAÍSES

Os números revolucionam a paisagem econômica mundial e elevam a importância dos grandes países de renda média. A Índia se torna a terceira maior economia mundial, subindo do 10º posto que ocupava anteriormente. O tamanho da economia indiana quase dobrou, do equivalente a 19% do produto norte-americano em 2005 para 37% em 2011.

Rússia, Brasil, Indonésia e México estão na lista das 12 maiores economias mundiais. Em contraste, os altos custos e crescimento mais baixo colocam Japão e Reino Unido em desvantagem maior ante os Estados Unidos do que era o caso em 2005, enquanto a Alemanha melhorou um pouco sua posição relativa e a Itália não apresentou mudança.

As constatações intensificarão a discussão sobre o controle de organizações internacionais como o Banco Mundial e o FMI, que está cada vez mais desalinhado com o balanço do poder econômico internacional.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página