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Mercado aberto

MARIA CRISTINA FRIAS cristina.frias@uol.com.br

Construtora investe R$ 310 mi em três Estados

O grupo goiano Elmo, que atua com construção e incorporação imobiliária, vai lançar três novos empreendimentos até agosto deste ano, que, juntos, receberão um aporte de R$ 310 milhões.

Os projetos serão desenvolvidos em Goiás, no Tocantins e no Distrito Federal.

A maior parte do investimento --R$ 230 milhões-- irá para um edifício de alto padrão em Brasília, com apartamentos de até 370 metros quadrados e quatro suítes.

"O prédio ficará no sudoeste da capital, em uma região muito adensada, onde há poucos lotes vagos para projetos desse porte", afirma o diretor, Marcelo Janot.

Em Palmas, a empresa planeja um complexo de uso misto com apartamentos, salas comerciais e um pequeno shopping, próximo ao centro administrativo do município.

"É uma cidade jovem que ainda recebe muita gente de fora e esse será um dos nossos públicos-alvo", diz.

"São profissionais que nem sempre residem em Palmas, mas que tem negócios na cidade e precisam de um ponto de apoio, como um escritório ou uma sala comercial", afirma o executivo.

O empreendimento de Goiânia, por sua vez, será um residencial com apartamentos mais compactos e serviços compartilhados, como lavanderia, área de negócios e bicicletas para os moradores.

Os recursos para as obras sairão de caixa próprio da companhia, de acordo com Janot. Nos três casos, os edifícios deverão ser entregues no segundo semestre de 2017.

Além dos três Estados que receberão os novos empreendimentos, o grupo também atua em Mato Grosso.

MOEDA GLOBAL

O número de fusões e aquisições no mercado de mineração caiu 31% em todo o mundo no primeiro trimestre deste ano, em relação ao mesmo período de 2013, segundo levantamento da consultoria EY (antiga Ernst & Young).

Nesses três meses, foram contabilizados US$ 6,7 bilhões em transações --redução de 67% na comparação com o primeiro trimestre do ano anterior.

"As empresas estão buscando muito mais eficiência de capital do que efetivamente novos negócios. Também estão mais focadas em manter o nível de retorno ao acionista", afirma Luciana Pires, diretora da EY no Brasil.

A consultoria também entrevistou executivos que trabalham no setor. Dos ouvidos, 60% afirmaram que acreditam que o volume de negócios deverá crescer nos próximos 12 meses.

"O cenário está se consolidando, mas há certa cautela, pois não são fechados mais tantos contratos como antes", acrescenta Pires.

DESCONTO PARA LOJISTA

A About, empresa especializada no planejamento e desenvolvimento de outlets, lançará dois projetos novos.

O primeiro ficará em Feira de Santana (BA) e demandará R$ 50 milhões em investimento. O outro será instalado na rodovia Washington Luís, entre Araraquara e São José do Rio Preto (SP).

O valor que será aplicado nesse segundo empreendimento não foi divulgado.

Hoje, a companhia desenvolve seis projetos, nos quais serão aportados, por incorporadoras, R$ 240 milhões.

"Apostamos nesse nicho do mercado de shoppings por ele ser muito novo no país e ainda ter grande potencial de desenvolvimento", afirma o fundador da companhia, André Costa.

Os outlets têm um custo de instalação mais barato para os lojistas por serem instalados longe dos centros das cidades (em terrenos pouco valorizados) e por seu modelo de construção.

"O custo das obras é menos do que a metade do de um shopping. Isso porque os outlets são todos térreos, quase similares a galpões de armazenagem, mas com um projeto de jardinagem e de acabamento melhor", diz.

"A redução nos custos permite ao lojista repassar o desconto ao consumidor."

Os preços do produtos vendidos nos outlets são entre 30% e 50% inferiores aos da região onde estão localizados, segundo o executivo.

MULHER NO COMANDO

A Fundação Dom Cabral e o Smith College, dos Estados Unidos, irão realizar em setembro um programa com foco exclusivo na educação executiva para mulheres.

A iniciativa, voltada para profissionais com altos cargos, tem como objetivo desenvolver lideranças femininas.

A B.I. International, por sua vez, formará nos próximos dias sua primeira turma de executivas que pretendem ocupar cargos em conselhos.

O curso tem parceira com a Women Corporate Directors, organização americana que reúne executivas que são de conselhos de administração.

CERVEJA E CAFÉ

A rede Fran's Café vai lançar neste ano uma nova marca, que servirá bebidas alcoólicas e petiscos frios e quentes, para atender ao público de happy hours.

O plano é abrir três novas unidades até o fim deste ano nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília.

Com a inclusão do Lounge by Fran's Café, previsto para funcionar junto de unidades do Fran's Café --novas ou já abertas--, a rede projeta um incremento de até 40% no faturamento de cada franquia.

Hoje, a marca funciona em fase de testes em Salvador e Presidente Prudente (SP), mas ainda não está disponível para novos franqueados.

"Ao menos 15 pessoas já demonstraram interesse em abrir o Lounge", diz o sócio da rede, Henrique Ribeiro.

Para a abertura dos pontos com os dois formatos juntos, o investimento aproximado será de R$ 550 mil --cerca de 30% a mais que o aporte em uma unidade convencional da empresa.

"A nova marca é voltada principalmente para o público feminino, que responde por 57% do consumo da rede e que não quer ir sozinho a um bar para beber."

RACIONAMENTO ALEMÃO

Pequenas e médias empresas alemãs ainda estão relutantes em usar serviços de eficiência energética, de acordo com levantamento feito pela consultoria GfK.

A grande variedade de produtos à venda no mercado e a falta de informações sobre a disponibilidade deles são alguns aspectos citados pelas empresas como entraves.

O segmento carece de transparência em dados como os relacionados aos custos e potenciais ganhos.

Apesar de uma determinação obrigar os países membros da União Europeia a economizarem, a partir de 2014, 1,5% de energia por ano, somente as grandes indústrias são mais ativas para racionar energia, segundo a pesquisa.


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