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Mercado aberto

MARIA CRISTINA FRIAS cristina.frias@uol.com.br

Novo shopping em Guarulhos receberá R$ 300 mi

Com R$ 300 milhões, o grupo Sá Cavalcante, com sede no Rio de Janeiro, vai instalar um novo shopping em Guarulhos (SP).

As obras devem ser iniciadas no próximo ano. Hoje, a empresa trabalha para obter as licenças da prefeitura.

Por enquanto, o shopping de Guarulhos deverá ser o único lançado pela companhia neste ano.

"O crescimento do varejo, que antes ficava próximo dos 10%, está diminuindo. Temos novos empreendimentos para sair, mas não estamos com pressa para colocá-los no forno", diz o presidente do grupo, Leonardo Cavalcante.

"O objetivo agora é consolidar os que estão em operação e concluir os que estão em construção", acrescenta.

A empresa tem cinco unidades abertas e três em obras, além de um projeto já anunciado para Vitória (ES).

Na capital capixaba, serão aportados R$ 350 milhões em um empreendimento que inclui shopping, dois edifícios comerciais e uma arena esportiva com capacidade para 7.000 pessoas.

A companhia também planeja a expansão dos shoppings que já foram inaugurados. Para o Moxuara, aberto no início deste mês em Cariacica (ES), estão programadas duas ampliações.

A primeira deverá ser concluída em 2017 e a segunda, em 2019. Juntas, elas receberão aproximadamente R$ 45 milhões em investimentos.

"Hoje em dia, todos os projetos que fazemos já têm uma estrutura pronta para a expansão", diz Cavalcante.

Os estacionamentos são projetados para poder receber, futuramente, estrutura de lojas. "É mais simples do que construir um novo andar no edifício."

PERNOITE NO AEROPORTO

Os aeroportos de Porto Alegre e Curitiba serão os próximos a receber hotéis integrados aos complexos, de acordo com a Infraero.

Na capital gaúcha, o hotel ficará ao lado do terminal de passageiros 1 e deverá oferecer, no mínimo, 200 quartos.

O empreendimento de Curitiba, por sua vez, ficará próximo ao estacionamento do terminal aéreo e terá ao menos 150 unidades.

Empresas interessadas nas áreas que serão concedidas poderão entregar as propostas até junho. O grupo que oferecer o maior valor mensal pelo uso dos espaços será o vencedor da disputa.

"Nos primeiros 18 meses, enquanto projeta e constrói o hotel, a empresa pagará só 40% do definido", diz André Luís Marques de Barros, diretor comercial da Infraero.

A classificação mínima dos meios de hospedagem será de três estrelas. Os hotéis poderão oferecer serviços como restaurantes, bares, totens de autoatendimento para check-in, centro de eventos, entre outras utilidades.

Hoje, três empreendimentos do mesmo modelo estão em implantação nos aeroportos de Santos Dumont (RJ), Confins (MG) e Vitória (ES).

Consumo... Dos 964 consumidores entrevistados pelo SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) em 27 capitais do país, 21% não costumam fazer planilhas com seus gastos pessoais para verificar se podem, ou não, parcelar uma compra.

...inconsciente Apesar de 45% afirmarem que não veriam problemas em não ter crédito e pagar tudo à vista, 12%, em contrapartida, admitem que só conseguem comprar tudo o que precisam com a ajuda de parcelamento e empréstimo.

MAIS CELULARES

Para crescer no mercado brasileiro, a Motorola deverá aumentar seu portfólio de smartphones no país.

"Queremos oferecer aparelhos premium para pessoas que querem um celular com muitos recursos, mas também queremos oferecer produtos para consumidores mais sensíveis aos preços", diz o presidente mundial da empresa, Rick Osterloh.

O Brasil está hoje entre os cinco principais mercados da companhia e tem a mesma importância que os Estados Unidos, de acordo com o executivo.

"Aqui, o setor [de smartphones] cresce mais rápido que a média global desde o ano passado", afirma o presidente da Motorola Brasil, Sergio Buniac.

Nos últimos três meses do ano passado, 62% dos celulares vendidos no país eram smartphones. No primeiro trimestre de 2014, a Motorola vendeu globalmente 6,5 milhões de aparelhos.

EXECUTIVA ECONÔMICA

O trecho São Paulo-Frankfurt será um dos primeiros da Lufthansa a receber assentos da nova classe econômica "premium", além de Washington, Chicago, Pequim, México e Hong Kong.

"Apostamos no mercado latino-americano, por causa da longa duração dos voos até a Alemanha", afirma Nils Haupt, diretor da companhia.

O lançamento está previsto para o dia 10 de dezembro.

O passageiro que optar por viajar na nova classe desembolsará US$ 600 a mais que em um bilhete econômico.

Serviço de bordo feito em louça e telas de vídeo maiores são alguns diferenciais.

"A transição prioriza as novas aeronaves boeing 747-8, que são as mais longas."

Serão 32 assentos da categoria. Hoje, são 8 da primeira classe, 80 da executiva e 298 da econômica.

Banco imobiliário O escritório de advocacia BM&A - Barbosa, Müssnich & Aragão tem uma nova sócia. Cristiane Mamprin se junta ao time para liderar a área de direito imobiliário em São Paulo.


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