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Vendas para Dia das Mães desaceleram neste ano
Inflação alta e crédito caro inibiram consumo
As vendas no Dia das Mães neste ano foram mais fracas do que em 2013, segundo pesquisas realizadas por empresas e entidades do varejo.
A data é a segunda mais importante para o comércio, só ficando atrás do Natal.
Levantamento da Serasa Experian mostra que as vendas feitas na semana anterior à data --de 5 a 11 de maio--aumentaram 2,9%, em relação ao período equivalente no ano passado. Em 2013, a alta havia sido de 5,3%.
"Foi melhor do que a Páscoa, mas o aumento da inflação acabou inibindo o consumo. Ninguém achava que ia crescer mais do que 4%, 5%", diz o economista Luiz Rabi, da Serasa Experian.
A mesma desaceleração foi registrada nos dados da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito).
A empresa identificou alta de 2,7% de 5 a 11 de maio ante igual semana de 2013, quando houve avanço de 4,5%.
Mais pessimista é o levantamento conjunto da CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) e do SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito), que aponta queda de 3,55% no volume de vendas entre 4 e 10 de maio.
As entidades indicam inflação alta, crédito caro e a consequente falta de confiança do consumidor na economia como motivos para a desaceleração.
De março a abril, o IPCA, inflação oficial do país, teve alta de 0,67%. O acumulado em 12 meses ficou em 6,28%, próximo ao teto da meta do governo, de 6,5%.
O Dia das Mães foi pouco melhor que a Páscoa. A Serasa indicou alta de 1,6% nas vendas no feriado em abril. Apesar da leve melhora, Rabi diz que a queda no ritmo de consumo deve afetar todas as datas comemorativas.