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Venda no curto prazo eleva receita da Cesp
MACHADO DA COSTA DE SÃO PAULOA Cesp (Companhia Energética do Estado de São Paulo) registrou aumento de 45% na sua receita no primeiro trimestre por causa da crise no setor e da explosão dos preços da energia à vista.
A estatal paulista, que detém 2.000 megawatts (MW) de energia disponíveis para serem alocados no mercado de curto prazo, se beneficiou da alta dos preços ao vender essa energia.
Nos primeiro trimestre, a companhia recebeu R$ 1,86 bilhão pelas vendas totais de energia, ante R$ 1,28 bilhão no mesmo período de 2013.
O resultado no primeiro trimestre superou as expectativas da própria empresa em R$ 500 milhões, segundo uma fonte ligada à Cesp.
É ao mercado de curto prazo que as distribuidoras recorreram neste início de ano para garantir o fornecimento de energia elétrica. Em 2013, contratos que representavam 3.200 MW se encerraram e as distribuidoras não conseguiram cobrir o buraco nos leilões realizados pelo governo.
Com o baixo nível de chuvas, o preço do megawatt nesse segmento alcançou o teto estabelecido em lei, de R$ 822,83 por hora.
Nesta quarta (14), a agência de análise de risco Standard & Poor's elevou a nota de crédito da Cesp, que passou para o grau de investimento (selo de bom pagador).