Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Com desconto de 46%, Galvão leva corredor da soja

Além da rodovia BR-163 entre Aliança do Tocantins e Anápolis, empresa detém trecho paralelo da Norte-Sul

Segundo especialistas, estratégia de dominar escoamento da soja justifica agressividade da empresa no leilão

MACHADO DA COSTA DE SÃO PAULO

A Galvão Engenharia venceu o leilão da BR-163, no trecho que liga Aliança do Tocantins (TO) a Anápolis em (GO), realizado nesta sexta (23) pela Agência Nacional de Transportes Terrestres.

A empresa, criada por Dário de Queiroz Galvão Filho, filho de um dos fundadores da Construtora Queiroz Galvão, agora detém não só a concessão deste trecho rodoviário, mas também o trajeto ferroviário paralelo, da Ferrovia Norte-Sul --que foi inaugurada na quinta (22).

Segundo especialistas, a estratégia da Galvão em abocanhar importante parte do escoamento da safra de soja justificou a agressividade da empresa no leilão.

De acordo com o resultado apresentado pela BM&FBovespa, a Galvão ofereceu tarifa de 4,979 por 100 quilômetros, um deságio de 45,99% em relação à tarifa proposta pelo governo, de R$ 9,22 por cada 100 quilômetros.

A oferta da empresa não foi acompanhada pelas concorrentes. O Consórcio Norte-Sul, do qual a Queiroz Galvão fez parte, propôs deságio de 21,49%. Já a Triunfo, o último proponente, de 0,99%.

Segundo Rodrigo da Fonseca Chauvet, advogado do escritório Trigueiro Fontes, diz que em um pleito só com três concorrentes, era esperado deságio menor. "Eles fizeram o possível para levar este trecho. Isso é parte de uma estratégia além do retorno financeiro inicial", afirma.

Após o fim do leilão, Carlos Namur, vice-presidente da Galvão Engenharia, afirma que o chamariz do trecho é justamente o novo corredor de exportação da soja.

"Agora temos a ferrovia Norte-Sul e o trecho paralelo da rodovia. Imaginamos que cerca de 20% da produção da região migre para a ferrovia, e o restante para a rodovia", diz Namur.

A expectativa do governo é direcionar o transporte da soja para a região norte, embarcando os grãos em Belém (PA), mais próximo do Canal do Panamá.

"Será um dos principais canais de exportação do país", declara César Borges, ministro dos Transportes.

Fernando Marcondes, advogado do escritório L.O. Baptista, diz que a Galvão conquistará retornos maiores monopolizando os trajetos da região. "Terão um retorno importante em torno do escoamento da soja", diz.

CELEBRAÇÃO

César Borges, comemorou o deságio conquistado no leilão. "Estamos comemorando esse sucesso porque tivemos paciência. As empresas estão pedindo tempo para realizar os estudos e estamos dando esse prazo. Só estamos lançando os editais de leilões que temos segurança de que haverá forte concorrência."

Ele lembrou o deságio médio de 51% conseguido pelo governo nos seis trechos já leiloados --outros cinco leilões de rodovias já foram realizados pelo governo. "Não estamos pensando apenas na modicidade tarifária, mas no sucesso do modelo", afirmou.

GALVÃO ENGENHARIA
FATURAMENTO em 2013 R$ 3,6 bi
EBITDA a empresa não divulga
ENDIVIDAMENTO a empresa não divulga
PRINCIPAIS CONCORRENTES Queiroz Galvão, Triunfo, CCR, Odebrecht


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página