Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Fundos DI lideram ranking de investimento em 12 meses

No mês de maio, fundos de ações tiveram o melhor desempenho

Em 12 meses, ganho da poupança foi de 6,69% para depósitos feitos até 3/5/2012 e de 6,58% para os feitos depois

DE SÃO PAULO

Nos 12 meses terminados em maio, os fundos DI aparecem como a aplicação com melhor retorno ao pequeno investidor, com rendimento de 7,9% após desconto de Imposto de Renda, segundo cálculo feito a partir de dados da Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais).

Na lanterna, nesse mesmo período, aparece o ouro, com queda de 4,63%.

Considerando somente o mês de maio, os fundos de ações livres --alternativa para o pequeno investidor aplicar no mercado acionário-- lideraram o ranking mensal de investimento feito pela Folha, com alta de 0,82% já descontando o IR. Em 12 meses, eles caíram 2,15%.

LONGO PRAZO

Para o especialista em finanças pessoais Mauro Calil, o investidor deve evitar mudar de aplicação baseado em tendência de curto prazo. "Isso gera até custo. As alíquotas de IR podem subir, como nos fundos de renda fixa."

O ranking da Folha considera o rendimento das aplicações descontado o IR, quando incidente, para resgate após 12 meses. Quando há perda, o IR não é cobrado.

Os dados divulgados pela Anbima sobre fundos de investimento representam uma média e, portanto, não refletem exatamente o resultado para o pequeno investidor.

O dólar permaneceu boa parte do mês em queda, mas fechou maio com valorização de 0,09%, em R$ 2,240. Os fundos cambiais, opção para aplicar na moeda, subiram 0,33% após desconto de IR.

No mês, a poupança, para todas as datas de depósito, rendeu 0,56%. Em 12 meses, o ganho foi de 6,69% para depósitos feitos até 3 de maio de 2012 e de 6,58% para os realizados depois disso. (DANIELLE BRANT E ANDERSON FIGO)


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página