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Foco

Demanda por produtos da Copa é maior entre turistas estrangeiros

DE SÃO PAULO

Se depender dos lojistas, já tem Copa. Vitrines temáticas se impõem em shoppings e ruas da cidade de São Paulo.

E é preciso ser criativo pata atrair os clientes, porque o evento concorre com outra data importante do calendário de vendas: o Dia dos Namorados (12 de junho, data da abertura da Copa).

Mesmo com as vitrines cheias de corações verdes e amarelos, no geral, os lojistas dizem que as vendas estão abaixo das expectativas.

Eles apostam na chegada em massa de turistas estrangeiros. "A procura continua igual, mas, desde já, o que temos de Copa vendemos mais para turistas, como os de Angola", afirma Cássia Batista, vendedora em uma loja de roupas íntimas.

Os visitantes que vierem para São Paulo devem chegar dois dias antes do início dos jogos e permanecer de 14 a 21 dias, segundo levantamento da empresa espanhola Foward Data, em parceria com a consultoria em turismo Pires & Associados.

A maioria das linhas especiais para a Copa começou a chegar às lojas nas últimas semanas de maio.

Os produtos vão muito além de suvenires. Grifes já conhecidas dos estrangeiros também investiram em produtos inspirados no Mundial.

A Ray-Ban tem dois clássicos, o New Wayfarer e o Justin, repaginados com as cores da bandeira do Brasil na haste e, no segundo modelo, também nas lentes.

A Osklen tem a "Football Series", linha que vai desde camisetas básicas do Brasil até peças caríssimas apresentadas na SPFW.

Com pessoas de tantos países embarcando por aqui, a torcida não precisa ficar só para o Brasil. A Havaianas relança a linha Teams, com chinelos de várias nações, e a Richards tem camisetas da França, Itália e Alemanha.


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