Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Comércio exterior

Fraude faz governo barrar importação de lápis e cadeado

DE BRASÍLIA - O governo decidiu barrar a importação de cadeados, calçados e lápis de madeira produzidos por três companhias ao constatar que os produtos não vinham da Malásia e de Taiwan como o declarado.

As decisões são fruto do término de três investigações sobre a origem declarada dos produtos por parte do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

A pasta concluiu que os calçados e os cadeados não vinham da Malásia como afirmado e que os lápis de madeira não tinham sido produzidos em Taiwan. As vendas das empresas investigadas ficarão bloqueadas até que elas possam comprovar a origem.

O governo busca impedir que empresas burlem o direito antidumping aplicado às importações da China para esses produtos. Para fugir do aumento da tributação, alguns fabricantes chineses buscam usar outros países como "fachada" para manter as suas exportações ao Brasil.

A análise de risco dos pedidos de licenciamento de importação de lápis de madeira e calçados começou em 2011, e a dos cadeados, em 2013.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página