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Patrocinador da Copa foca em festas e redes sociais

Ações incluem ingressos para jogos, hotéis exclusivos e arenas abertas

Promoções também vão testar novas tecnologias, como a 4K, usada em transmissão de nove partidas

PEDRO SOARES SAMANTHA LIMA DO RIO

Antes mais focados na TV, os patrocinadores da Copa diversificaram suas ações para a edição do evento que começou na quinta (12). Alguns priorizaram redes sociais, ações promocionais (como a distribuição de ingressos) e eventos ao público alvo da marca, em detrimento à mídia tradicional. Outros combinaram as duas vertentes.

Com a maior rede de ações, a Ambev gastará mais com seus eventos do que nos anúncios de TV das marcas Budweiser (para o público global e mais exclusivo) e Brahma, que terá "arenas" com telões em todo o país.

A marca norte-americana de cerveja, que aportou em 2012 no Brasil, tem na Copa seu maior investimento da história, diz Pedro Earp, diretor de marketing da Ambev (nenhum patrocinador revela valores, por imposição do contrato com a Fifa).

Um dos "chamarizes" será o hotel "Budweiser", em Copacabana, fechado para festas nos 32 dias de Copa.

Nele, estarão hospedados 3.000 convidados. Outras cinco "mansões" da marca foram montadas em cidades-sede, no modelo do camarote da Brahma no Carnaval.

A Ambev, contudo, não abriu mão da TV. Terá espaço nos intervalos da Globo, com filmes mais curtos de suas marcas, e versões mais longas em redes sociais.

Parceiro "top" da Fifa, a Visa distribui 6.000 ingressos a bancos da bandeira e seus convidados --2.700 no Brasil.

Ricardo Fort, vice-presidente global de patrocínios da Visa, diz que o espaço na TV é importante, mas avançam as ações pela internet, para a qual a empresa fez promoções exclusivas.

Os eventos, geralmente vinculados aos bancos parceiros da bandeira, também ganharam peso. A Visa aumentou sua força de trabalho de 130 para 750 pessoas por causa da Copa, centradas no Rio (base operacional dos eventos e receptivo de convidados) e São Paulo (conteúdo para TV e redes sociais).

O Itaú também focou em TV e eventos. Patrocina a Fan Fest e distribuiu 300 ingressos para os jogos.

Já a Garoto fez quase todas as suas ações por meio das redes sociais, como promoções e concursos para a escolha de sua música para a Copa. A marca aumentou de 600 mil para 13 milhões o número de fãs no Facebook.

Para a Oi, fornecedora de telecom da Fifa, dois são os objetivos do patrocínio: mostrar que é uma operadora de classe mundial e expor sua marca ao público mais jovem (com ações nas Fan Fests) e estrangeiros (com promoções e descontos).

Uma das novidades é a transmissão de jogos em 4K (tecnologia de altíssima resolução, cotada para suceder o full HD), segundo Eduardo Apesi, diretor de Segmentos da Oi. A Sony, parceira global da Fifa, captará imagens de nove partidas na nova tecnologia e aproveitará os jogos para aperfeiçoar a tecnologia.


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