Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

'Treinar' as crianças sobre gastos também pode evitar dor de cabeça

Fixar valor diário a ser gasto pelos filhos é dica de especialistas

DE SÃO PAULO

Crianças e férias podem ser uma mistura explosiva para o bolso. Com a necessidade de entreter os filhos durante o tempo livre, muitos pais se veem com dificuldades de impor limites aos muitos pedidos. E o reflexo disso é uma escalada nos gastos que pode comprometer o orçamento familiar mais à frente.

Com filhos pequenos, esse exercício de controlar as finanças pode ser mais complexo, afirma Otto Nogami, professor do Insper, instituto de ensino e pesquisa.

Por isso, os pais podem adotar pequenas medidas para evitar descontrole. Antes de um passeio, montar um "kit de sobrevivência" com sucos, refrigerantes, biscoitos e doces já reduz gastos com o mesmo item nas ruas.

A dica também vale para quem vai viajar. "Ao chegar a uma cidade, procure um supermercado. Dá para fazer compras básicas, como água, refrigerante e salgadinhos, que chegam a ser 60% mais baratos do que nos hotéis", diz Nogami.

No hotel, tomar um café da manhã reforçado também é uma estratégia para diminuir gastos com alimentação na viagem. Alguns estabelecimentos oferecem na diária outras refeições, o que alivia o bolso.

Para quem não vai viajar, uma forma de baratear os gastos é convidar os amigos de escola dos filhos para passar alguns dias na casa da família.

"As crianças se divertem e dá para fazer programações gratuitas, como ir a um parque ou mesmo ficar em casa brincando", afirma Thiago Alvarez, sócio do site de finanças pessoais GuiaBolso.

MESADA

Quando a criança tem mais de dez anos já é possível iniciá-la nos conceitos de educação financeira. Nas férias, isso pode funcionar de duas formas, dependendo da situação da família: estabelecer um valor diário para gastos ou pagar uma espécie de mesada para que ele comece a controlar suas despesas.

"Os pais podem dar R$ 50, e a criança tem que aprender a administrar esse dinheiro", afirma Nogami.

Para o planejador financeiro Jailon Giacomelli, alguns podem até dar um cartão pré-pago para o filho.

"Ao longo da viagem é importante conversar sobre dinheiro, para que o filho consiga entender que vai ter que abrir mão de um gasto para conseguir algo maior, como um brinquedo mais caro."

Os pais também devem conversar antes da viagem sobre o que darão de presente para os filhos e o que as crianças deverão comprar por conta própria. "Eles precisam explicar que, com o dinheiro, eles terão que comprar tais brinquedos, o jogo eletrônico, a boneca. Mas geralmente são os próprios pais que abrem mão de cumprir o combinado", diz Giacomelli.

Treinar esse diálogo é importante para evitar dores de cabeça futuras, afirma a consultora financeira Evanilda Rocha. "Quando chegar a hora de negociar com eles sobre passeios, brinquedos ou lanches, estarão mais bem preparados. Saberão fazer ou entender as escolhas que estão sendo feitas pela família."


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página