Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Vendo meu imóvel e invisto o dinheiro?

C.J., DE SÃO PAULO (SP)

RESPOSTA DO PROFESSOR DA PUC-RIO E CERTIFIED FINANCIAL PLANNER ALEXANDRE CANALINI - Na pergunta completa, você diz que percorre 60 km por dia na ida e na volta do trabalho e quer morar mais próximo de onde trabalha, o que, em minha visão, está correto. Recentemente tivemos notícias de engarrafamento recorde em São Paulo e não há perspectiva de solução para o problema de trânsito das metrópoles brasileiras.

Morando mais próximo ao seu trabalho, entendo que você terá mais tempo para fazer atividades que sejam prazerosas. Vamos avaliar alternativas para o seu caso.

Minha primeira alternativa não está entre as que você cita na pergunta completa. Eu avaliaria manter a propriedade e alugá-la a um bom inquilino. Você terá uma renda com o aluguel que poderá ser usada para o custeio da sua nova moradia perto do trabalho.

Essa alternativa é vantajosa porque você não pagará comissões de venda e compra dos imóveis, ficará livre do imposto sobre o ganho de capital se aplicável ao seu caso, além de poder voltar a morar no mesmo local quando se aposentar ou se um novo trabalho for mais próximo da sua casa atual. Entendo ser a melhor solução para seu caso: é reversível e menos onerosa.

Caso a sua decisão seja vender o imóvel, avalio que o menos arriscado é adquirir um novo. Assim, você não correrá o risco de que os imóveis subam de preço e você não tenha capital para comprar uma nova casa. Destaco como desvantagens o IR que você pode ter que pagar e as comissões. Você terá menos capital do que auferiu com a venda para comprar o seu novo imóvel.

A terceira alternativa seria vender o seu imóvel e aplicar os recursos. Parte da rentabilidade seria usada para pagar o aluguel e a outra parte seria capitalizada para fazer os seus recursos renderem. Além do IR e das comissões, você deverá avaliar com cuidado como aplicar seus recursos. Prefira investimentos conservadores como LCAs, LCIs, CDBs e fundos referenciados DIs.

Investimentos arrojados não são adequados a você. Em condições normais, seus 62 anos exigem um perfil mais conservador.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página