Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Caro dinheiro

Troco meus CDBs por outra aplicação que renda mais?

F.M.M.S., DE SÃO PAULO (SP)

Existem duas modalidades de investimento, além dos CDBs, interessantes em termos de rentabilidade e com risco reduzido, bom para seu perfil conservador: Tesouro Direto e letras de crédito Imobiliário (LCI) ou do Agronegócio (LCA).

Para comparar as vantagens de cada uma, é importante considerar três relações para ativos financeiros: prazo e retorno, recurso aplicado e retorno, e risco e retorno, sendo a última a mais comentada.

A primeira se refere à duração do investimento e implica que, para períodos mais longos, o retorno tenderá a ser maior, pois os movimentos de volatilidade do mercado seriam amenizados em prazos maiores. Assim, como você não pretende resgatar as aplicações no curto prazo, a rentabilidade delas tende a ser mais valorizada.

Quanto ao montante investido, o princípio é simples: com quantias maiores, e mantendo a proporção constante, maior a taxa de retorno. Assim, aplicações com aportes iniciais maiores tenderão a render mais. No longo prazo, o montante acumulado, se mantido em investimento, também poderá ampliar o retorno.

Essas duas primeiras relações estão ligadas à sua decisão de investimento, e não à modalidade selecionada.

A terceira relação, porém, que compara rentabilidade para cada nível de risco, é essencial para definir a melhor forma de investimento, pois cada uma apresenta características específicas.

A relação financeira de risco-retorno sugere que, para níveis de risco maiores, o retorno (ou prejuízo) do investimento também será maior, funcionando como premiação por assumir a incerteza da aplicação. Para um investidor avesso ao risco, como o seu caso, o melhor é ficar longe de chances de perda elevadas --mas lidar com possibilidade de retorno menor.

Para Tesouro Direto, CDBs e letras de crédito (LCI e LCA), o risco é reduzido. O Tesouro Direto só não será pago perante calotes do governo --realidade ainda distante -- e o risco das letras de crédito varia de acordo com a instituição na qual o investimento é feito. Para grandes bancos comerciais, ele será pequeno.

É importante destacar, ainda, que letras de crédito e CDBs têm cobertura pelo Fundo Garantidor de Crédito para montantes investidos de até R$ 250 mil por CPF e por instituição em caso de insolvência da instituição financeira na qual a aplicação está alocada.

Em termos de rentabilidade, o Tesouro Direto paga aproximadamente o mesmo que um CDB que remunera 97% do CDI. As letras de crédito, por sua vez, aproximam-se de 82% do CDI, já que não têm cobrança de IR.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página