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Mercado aberto

MARIA CRISTINA FRIAS cristina.frias@uol.com.br

Jogo do Brasil triplica vendas em supermercados

Enquanto alguns setores reclamam da paralisação dos negócios em dias de jogo do Brasil, os supermercadistas chegam a triplicar as vendas de alguns produtos.

No Pão de Açúcar e no Extra, a comercialização de bebidas, por exemplo, avançou 200% na quinta-feira de abertura do Mundial (12) na comparação com o mesmo dia da semana anterior. A demanda por carnes subiu 40%.

"Um crescimento parecido foi registrado na segunda partida da seleção", diz José Roberto Tambasco, presidente do Multivarejo, que reúne as marcas Extra e Pão de Açúcar.

"Essa alta não ocorre porque a Copa é no Brasil, mas por causa do horário dos jogos. Quando [o Mundial] foi na África, os jogos aconteciam na hora do almoço, muitas empresas paravam só para assistir a partida e voltavam ao trabalho depois", diz.

"O jogo à tarde ou no fim do dia ajuda muito."

Nas lojas do Walmart, houve elevação de 104% na venda de cervejas. Doces e pratos prontos também registraram resultado positivo. "São categorias que não estão em crescimento, mas tiveram desempenho muito acima do esperado", diz Cesar Cinelli, vice-presidente do Walmart Brasil.

Na Coop, cooperativa de consumo que tem 28 lojas no ABC Paulista e no interior do Estado, a quinta-feira passada teve resultado semelhante ao de sábados, dia com maior movimento na rede.

"A comercialização de carnes para churrasco superou a de cervejas, principalmente nas unidades de bairro", diz Marcio Blanco do Valle, presidente da empresa.

Na rede paranaense Muffato, porém, a bebida foi o produto que registrou maior expansão: alta de 350% na comparação com um dia normal de semana.

ápice da carreira

A permanência no cargo dos principais executivos de empresas pode chegar a sete anos no Brasil, tempo superior à média internacional, que é de cinco anos, segundo estudo da consultoria Great Place to Work.

Nos Estados do Ceará e do Paraná, a média é de nove anos. O segmento de saúde ocupa o primeiro lugar entre as empresas, também com tempo médio de nove anos de permanência no cargo.

Em TI e telecom, o tempo médio verificado foi de seis anos, segundo a pesquisa.

A maior parte (61%) dos CEOs que participaram da pesquisa fez carreira nas companhias antes de ocupar esses cargos e levou, em média, 13 anos para chegar à principal cadeira.

A consultoria entrevistou 6.200 empresas em 53 países.

DÍVIDA NO CARTÓRIO

O número de títulos protestados na cidade de São Paulo cresceu em maio, tanto na comparação com abril deste ano como em relação ao mesmo mês do ano passado.

Foram registrados nos cartórios 68.595 documentos no mês passado, de acordo com pesquisa do Instituto de Estudos de Protesto de Títulos.

O aumento foi de 10,6% em relação ao montante de abril deste ano e de 5,3% na comparação com maio de 2013.

O protesto de duplicatas foi um dos principais responsáveis pelo avanço. O número de documentos chegou a 50,6 mil em maio (foram 44,9 mil no mês anterior).

O registro de cheques e de notas promissórias também cresceu no período, enquanto houve queda nos protestos de letras de câmbio e títulos novos (como cédulas de crédito bancário).

MAIS COR COM MENOS TAXA

Diferentemente de outras marcas, a grife Kate Spade New York preferiu atrasar a inauguração de sua loja no terminal 3 do Aeroporto Internacional de São Paulo e abrir na quarta-feira (18) com a decoração finalizada.

"Perdemos os primeiros jogos da Copa, mas acreditamos que os estrangeiros que vieram, ainda estejam no país", afirma o presidente para a América Latina, Julian Rizo.

A unidade de 100 m2 no embarque é a primeira loja da marca em aeroporto no mundo.

Há cerca de quatro anos no Brasil, com seis unidades no país e e-commerce operado 100% localmente, a loja será uma experiência do conceito "varejo de viagem" da empresa.

A butique acompanhará a coleção das lojas do hemisfério norte, com tributação especial, o que representa cerca de 15% a menos que o preço final praticado nos Estados Unidos, segundo Rizo.

"Em Nova York, além de 8,9% de taxa estatal, o cliente paga 6,38% de IOF", diz.

"Teremos de tudo na loja do aeroporto, mas menos vestidos e sapatos, artigos que não se compram tanto no embarque", diz a diretora Elza Rizo.

A grife inaugura ainda este ano um ponto de vendas em outlet.

"Para 2015, dependemos da localização de bons locais, mas pensamos em Brasília ou São Paulo, no interior ou na capital", afirma Julian Rizo.

O casal, que pretendia representar a marca no Brasil, acabou sendo contratado pela empresa, que hoje tem 250 pontos no mundo.

Bolão

Juan Pablo de Vera, presidente da Reed Exhibitions

Juan Pablo de Vera, que preside a Reed Exhibitions Alcantara Machado --empresa organizadora da Bienal do Livro e do Salão do Automóvel, entre outros eventos--, acredita que esta quinta-feira (19) será "o dia da virada do Uruguai".

O uruguaio prevê ainda uma vitória contra a Itália na próxima semana.

"A equipe estará confiante. A perda para a Costa Rica foi uma boa chacoalhada para recuperar a força."

O Mundial não prejudicou o segmento de eventos, segundo o executivo.

"As feiras grandes, que acontecem anualmente, começam a ser organizadas quatro anos antes. Então, não coincidiram com os jogos. No segmento de eventos corporativos menores, há alguns acontecendo justamente por causa da Copa."


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