Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Amazon lança celular com tela 3D para ser 'loja de tudo'

Fire Phone permite ao usuário adicionar produto à lista de compra e é nova aposta para ganhar consumidores

Quatro câmeras na frente do aparelho acompanham o olhar do usuário e permitem distinguir 3ª dimensão

DE SÃO PAULO

Um smartphone que simula imagens tridimensionais sem o uso de óculos. É o Fire Phone, celular da Amazon que o fundador da gigante do varejo on-line, Jeff Bezos, apresentou nesta quarta (18), em Seattle (EUA), onde fica a sede da empresa.

Durante a apresentação, Bezos destacou ainda a função Firefly, que permite ao aparelho identificar 100 milhões de produtos, músicas e filmes, segundo a empresa. O serviço permitirá adicionar qualquer objeto disponível à lista de compras na Amazon.

A função que permite ao usuário distinguir a profundida ocorre graças às quatro câmeras frontais do aparelho, que captam a direção da cabeça de quem olha, adaptando a imagem em três dimensões na tela ao movimento.

Funciona como uma janela para outro ambiente: dependendo da direção do olhar do usuário em relação à tela, o aparelho exibe outra perspectiva da imagem.

Ao começar a apresentação, Bezos disse que a "experiência e conhecimento em hardware, consumidores leais e engajados" respaldam a entrada de sua empresa nesse saturado segmento.

MERCADO DE CELULARES

Com o lançamento, a Amazon entra num mercado disputado, dominado principalmente por Apple e Samsung. Nos EUA, essas empresas são responsáveis pela maior parte das vendas.

Segundo pesquisa publicada pela revista "Business Insider", donos de tablets Kindle Fire (exclusivos da Amazon) gastam cerca de 30% a mais por lá que consumidores que não possuem o dispositivo. Com um smartphone próprio e o sistema Firefly, a aposta dobra e a Amazon se aproxima de seu objetivo --tornar-se uma "loja de tudo".

O Fire Phone, que roda o sistema Fire OS 3.5 (desenvolcom base no Android), tem tela de 4,7 polegadas e resolução de 1.280 x 720 pixels. A câmera traseira tem 13 MPixels e estabilizador ótico.

O novo recurso também é capaz de identificar textos escritos em papel, revistas ou cartões de visitar --sendo possível fazer uma ligação, enviar um e-mail ou salvar um contato sem precisar digitar os dados impressos.

Nenhuma das tecnologias de reconhecimento oferecidas pelo Firefly é completamente nova, o que muda é a oferta de todas as possibilidades juntas, em uma só interface, direcionando para um site, a Amazon.

A operadora AT&T terá exclusividade nos planos. O modelo de 32 Gbytes sairá por US$ 199 (cerca de R$ 450). O telefone desbloqueado sai por US$ 649 (R$ 1.450). As vendas começam no dia 25 de julho nos EUA --não há previsão para outros países.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página