Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Falha faz GM convocar mais 8,4 mi de veículos

Montadora americana não informou se recall por problema na ignição atinge Brasil

DE SÃO PAULO

A General Motors anunciou nesta segunda-feira (30) o recall de 8,4 milhões de veículos no mundo todo, principalmente nos EUA, por problemas na ignição.

A GM ainda não informou se o chamado inclui o Brasil.

A empresa disse que está ciente de sete acidentes ""com oito feridos e três mortos"" que envolveram carros incluídos no chamado.

Esse chamado eleva para 28 milhões o número de veículos convocados para revisão pela montadora americana neste ano.

BRASIL

Em nota, a GM afirmou que está buscando informações adicionais sobre o recall.

Caso a GM do Brasil tenha importado diretamente e comercializado no país veículos entre os envolvidos nesta campanha, a empresa afirma que "adotará todas as medidas para imediata informação às autoridades, aos consumidores e à imprensa".

COMPENSAÇÃO

A montadora está preparada para gastar bilhões de dólares para as vítimas de acidentes com envolvidos em recall, segundo o advogado Kenneth Feinberg, contratado pela GM para calcular as reparações.

De acordo com ele, a GM não colocou limite para os gastos e será ele, e não empresa, quem definirá quanto cada família receberá --em troca, ela não poderá acionar a montadora na Justiça.

Sob a fórmula de Feinberg, as famílias de vítimas fatais terão direito a pelo menos US$ 1 milhão em compensação --valor que pode subir de acordo com a renda e se havia dependentes.

Os casos envolvem veículos que tinham defeitos na ignição. Pelas estimativas da GM, esse problema esteve ligado a ao menos 13 mortes e 54 acidentes.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página