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Concentrar venda em canal único gera risco

DE SÃO PAULO

Os "marketplaces" (plataformas com várias lojas em um só site) podem ser espaços interessantes para que o empreendedor divulgue produtos e seja encontrado com mais facilidade. Mas não é recomendável que ele concentre todas as suas vendas em apenas uma plataforma.

O risco é ter dificuldades para manter o negócio devido à entrada de concorrentes (outros "marketplaces" mais fortes ou vendedores que usam o mesmo site) ou ter suas margens de lucro reduzidas por uma política de comissão do site.

Uma alteração dessas levou cerca de 140 donos de sebos que vendem pela internet a fazer um dia de greve em protesto contra o aumento no valor da comissão cobrada pelo site Estante Virtual, principal agregador do setor.

Após a companhia elevar as comissões de 6% por venda para de 8% a 12% (dependendo da performance do sebo), cerca de 140 livreiros retiraram suas obras da plataforma em 9 de junho.

A seguir, também criaram um abaixo-assinado virtual, atualmente com cerca de 7.000 assinaturas.

Uma nova paralisação está programada para esta terça-feira (8). O dia foi escolhido porque será quando os livreiros receberão os boletos cobrando as comissões com a nova taxa, explicam os sebos no site do manifesto.

Com o abalo na relação, muitos dos vendedores estão buscando alternativas. Entre as opções estão a disponibilização do acervo em sites menores, diz Alex Buzeli, 33, dono do Sebonet.

Julio Borges, 40, do sebo JDB, lançou o Busca Sebos, que permite fazer pesquisas no acervo de várias páginas. As vendas fechadas após buscas na plataforma não pagam comissão --ele pretende tornar a iniciativa rentável a partir de anúncios.

A reportagem entrou em contato com a Estante Virtual por e-mail e telefone, mas não obteve resposta até o fechamento desta edição.

Em entrevista a revista sãopaulo em junho, André Garcia, diretor e fundador do site, disse que o aumento das comissões permite viabilizar melhorias no site, pedidas por vendedores.

Segundo ele, mudanças em itens como layout e ferramentas de pagamento podem aumentar as vendas em 30%.

Antes de usar esse tipo de site, é indicado comparar os custos do sistema e o investimento para atrair clientes para sites próprios. O custo de anúncio para conquistar cada venda e taxas cobradas podem ser analisados.


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