Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Indústria

Com TVs em baixa, produção da indústria cai 9,7% em maio no AM

DO RIO - A atividade da indústria caiu em 7 das 14 áreas pesquisadas pelo IBGE em maio.

Os destaques ficaram com Amazonas, com recuo entre abril e maio de 9,7%, Bahia (-6,8%) e região Nordeste (-4,5%). Os dados foram divulgados nesta quinta (10).

Também tiveram retração Rio de Janeiro (-1,6%), Espírito Santo (-1,4%) e Rio Grande do Sul (-1%) --todas maiores que a queda média nacional (-0,6%). Pernambuco teve retração de 0,2%.

No Rio, o destaque negativo foi a menor produção de combustíveis. No Amazonas, o recuou foi determinado pela forte queda da produção de TVs e itens de informática.

Por outro lado, Pará (4,2%), puxado pela maior produção de minério de ferro da Vale, e Goiás (2,1%) assinalaram as maiores expansões em maio e avançaram pelo quarto mês seguido.

Ceará (1,2%), Paraná (1,1%), São Paulo (1%), Minas Gerais (0,5%) e Santa Catarina (0,3%) completaram o conjunto de locais com taxas positivas de abril para maio.

Na média geral, a indústria caiu 0,6% em maio na comparação com o mês anterior. Foi o terceiro mês consecutivo de retração.

No ano de 2014, o setor acumula uma retração de 1,6%. Analistas esperam que a produção neste ano recue entre 0,8% e 1% --estimativa pior que a do começo deste ano, quando especialistas ainda esperavam uma ligeira recuperação do setor em relação ao ano passado.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página