Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Telecom

Previ vende ações da Oi em meio a fusão com a Portugal Telecom

DE SÃO PAULO

A Previ, fundo de pensão dos funcionários do Banco do Brasil, vendeu ações da operadora de telefonia Oi em meio ao processo de fusão com a Portugal Telecom.

A fatia da fundação, que é sócia da empresa, caiu de 1,2% para 0,9%.

A operação foi realizada após o aumento de capital realizado pela Oi em abril, uma das fases para a fusão com a companhia portuguesa. Os controladores da Oi tinham se comprometido a não vender suas ações até o término do processo de fusão ""uma prática conhecida no mercado financeiro como "lock up".

A assessoria de imprensa da Previ confirma a venda das ações, mas diz que não havia impedimento, porque a fundação estava liberada do procedimento de "lock up".

Na quinta-feira, a Oi informou ao mercado que seus controladores venderam cerca de R$ 45 milhões em ações no último mês. A informação está em formulário mensal utilizado pelas companhias abertas para divulgar as movimentações de mercado de controladores e conselheiros, que têm acesso a informações privilegiadas.

AÇÕES EM QUEDA

As ações da Oi tiveram variação expressiva nesta semana por causa da preocupação dos investidores com a saúde financeira da sócia portuguesa. A especulação começou depois que a Portugal Telecom fez empréstimo de R$ 2,7 bilhões para a Rioforte, empresa que controla o Banco Espírito Santo (BES), um dos seus sócios. A Rioforte está em dificuldades financeiras.

O BNDES, que também é sócio da Oi, solicitou informações detalhadas sobre o empréstimo.

Na quinta-feira, os papéis caíram 14,5%, mas recuperaram parte da perda na sexta-feira, subindo 13,4%.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página