Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Torcida em grupo afetou audiência do Mundial

Número de telespectadores seria até 80% maior, sugere pesquisa feita pelo Ibope

DE SÃO PAULO

Pelos dados de audiência, o desempenho da Copa pode parecer modesto --foram 41 pontos no Ibope durante o jogo de maior audiência, a abertura de Brasil contra Croácia, ante 51 no último episódio da novela "Avenida Brasil", por exemplo (cada ponto equivale a 65 mil domicílios na Grande São Paulo).

Mas um dos motivos é que muita gente assistiu aos jogos em grupo, em bares, na casa de amigos ou em lugares abertos como as Fan Fests.

A conclusão é do próprio Ibope, em pesquisa adquirida pela Rede Globo e obtida pela Folha. A empresa de pesquisas entrevistou, por telefone, 750 pessoas maiores de 12 anos, em uma amostra representativa da população da região metropolitana de São Paulo, perguntando onde elas tinham assistido a Brasil x México, durante a primeira fase da Copa.

O Ibope concluiu que, dos 9,7 milhões de pessoas que assistiram ao jogo, apenas 5,4 milhões o fizeram em casa.

Isso significa que o alcance das transmissões estaria subestimado pelos métodos tradicionais de medição de audiência --o incremento que a pesquisa do Ibope sugere é de cerca de 80%.

O número inclui os telespectadores da Band e dos canais de TV a cabo.

A final entre Alemanha e Argentina teve 34 pontos no Ibope. A partida de maior audiência, exceto pelos jogos do Brasil e pela final, foi a semifinal entre Argentina e Holanda, com 29 pontos no Ibope.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página