Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Falta de gente qualificada enfraquece SP

DE SÃO PAULO

Em novembro de 2012, o estudo da consultoria Z/Yen Group mostrava São Paulo como um dos cinco centros financeiros mais promissores entre os analisados. No levantamento recente, a cidade não ostenta mais tal posição.

A atual lista dos centros mais promissores do estudo é liderada por Casablanca (Marrocos), seguida pela coreana Busan, Cingapura, Hong Kong e Xangai.

Para Renato Furtado, diretor da empresa de recrutamento de executivos Russell Reynolds Associates, a escassez de mão de obra qualificada é um dos fatores que atrasam o desenvolvimento de novos projetos no Brasil.

"A demanda do mercado financeiro por mão de obra qualificada não acompanha o ritmo de formação desses profissionais no país, que normalmente leva anos."

Outro empecilho, segundo ele, é que os centros financeiros do Brasil têm dificuldade em importar profissionais de outros países.

"Há uma baixa predisposição dos recrutadores brasileiros para recrutar os estrangeiros. Se você for a Wall Street [centro financeiro de Nova York, nos EUA], há muitas nacionalidades dentro dos escritórios. É algo comum", diz.

Isso decorre também pela burocracia que os estrangeiros encontram para imigrar no Brasil, segundo Furtado.

Na avaliação do recrutador, o fato de os jovens estarem mais dispostos a empreender --criando seus próprios negócios-- atrasa ainda mais o crescimento dos centros financeiros.

"Já havia um desbalanceamento entre oferta e demanda e, na medida em que você adiciona um outro fator, o quadro piora", finaliza.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página