Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Com nova plataforma, Brasil bate recorde de produção de petróleo

Extração em junho chega a 2,245 milhões de barris por dia

DO RIO

O aumento na produção dos reservatórios no pré-sal --todos operados pela Petrobras--, a entrada em operação de uma nova plataforma e a adoção de novas técnicas pela Shell levaram o país à extração recorde de petróleo em junho, de 2,245 milhões de barris por dia.

O volume é 2,5% superior aos 2,189 milhões de barris de petróleo produzidos no país por dia em maio. O recorde anterior de petróleo produzido no país havia sido em janeiro de 2012, de 2,231 milhões de barris por dia.

De acordo com o boletim da ANP, a produção de pré-sal incrementou a produção em cerca de 30 mil barris por dia, fechando em 478 mil barris por dia, em média. Embora opere 100% do pré-sal, a Petrobras tem direito a 78% de sua produção. Os demais 22% são de seus sócios (BG e Galp, entre outras).

A Petrobras também havia informado, há duas semanas, que, em junho, entrou em operação a plataforma P-62, na bacia de Campos, o que ajudou a elevar a produção.

O relatório da ANP mostra alta de 23 mil barris de produção na média diária, de maio para junho, relativos às plataformas operadas pela Shell no Brasil, para 88 mil barris/dia, alta de 35%.

De acordo com o escritório da petroleira anglo-holandesa no Brasil, o incremento da extração de petróleo se deveu à perfuração de novos poços e à adoção da técnica de injeção de água nos reservatórios do Parque das Conchas, na bacia de Campos.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página