Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Mercado aberto

MARIA CRISTINA FRIAS cristina.frias@uol.com.br

Produto 'premium' acelera aumento de venda, diz P&G

A linha de fraldas mais básicas da multinacional P&G não é a que mais cresce hoje. Nos últimos 12 meses, produtos intermediários e "premium" aceleraram seu ritmo de expansão no Brasil.

A participação da Pamper Total Confort no mercado geral de fraldas do país avançou 20,9% no período.

Enquanto isso, a Pampers Super Sec --marca mais acessível da empresa-- registrou um incremento de 10,7%.

"O segmento premium' vem crescendo há quatro anos, mas, nos últimos 12 meses, ganhou ainda mais velocidade", diz o presidente da P&G Brasil, Alberto Carvalho.

"O consumidor da classe C experimentou muitas coisas. Depois que ele conheceu o produto de melhor qualidade, não quis mais voltar para o básico, ao qual estava acostumado", acrescenta.

A tendência se repete no mercado de xampus, de acordo com o executivo. A companhia lançou recentemente no país uma linha mais sofisticado do Pantene.

"Estamos vendendo quase duas vezes mais do que o planejado inicialmente", diz.

Atenta à busca da classe C por produtos com mais recursos, a Kimberly-Clark passou a comercializar fraldas fabricadas na Ásia desde 2013.

Mais aprimoradas, do tipo calcinha, têm elásticos nas pernas. Apesar de mais caras e de qualidade superior, a venda do produto cresceu 10% nos últimos 12 meses, enquanto as comuns tiveram alta de 5%.

"A classe C percebe que a relação custo-benefício compensa e compromete mais a renda por produtos com maior qualidade", afirma Pryia Patel, da Kimberly.

COBERTURA DE ACIDENTES

O valor das indenizações pagas pelo DPVAT (seguro de trânsito obrigatório) cresceu 6,39% no primeiro semestre deste ano na comparação com o mesmo período de 2013, diz a Líder, que administra o seguro.

O volume foi de R$ 1,3 bilhão no período.

O número de indenizações no primeiro semestre avançou 14%, com 340.539 seguros pagos, uma média de 1.891 benefícios concedidos por dia, diz a seguradora.

São três as linhas de cobertura do seguro para casos de acidentes de trânsito: morte, invalidez permanente e reembolso de despesas médicas.

Entre elas, a procura de indenização tem sido maior para pedidos de seguro por invalidez, diz Ricardo Xavier, presidente da Líder.

"Os acidentes matam, mas também têm deixado milhares de inválidos no país. O custo disso para o Estado é incalculável", explica Xavier.

No primeiro semestre dos últimos quatro anos, as indenizações pagas cresceram 106%, cinco vezes superior ao avanço da frota.

COMPRAS EM MINAS

A Tenco, empresa mineira de shopping centers, vai ampliar um dos dois centros de compras que o grupo tem em Belo Horizonte.

O empreendimento, localizado na região sul da capital mineira, receberá um aporte de R$ 34 milhões para mais que dobrar de tamanho e chegar a 64 lojas.

"Ele foi concebido para ser um centro de compras de vizinhança, mas será expandido para um perfil de shopping boutique'", diz a vice-presidente, Adriana Gribel.

"Como o local é pequeno, não pode competir com os grandes shoppings. Então, a ideia é criar um espaço com serviços exclusivos, como hotéis menores têm feito."

Apesar do aporte na capital mineira, o foco da companhia continua na abertura de shoppings em cidades menores, segundo Eduardo Gribel, presidente da Tenco.

"Esse nicho [de shoppings de alto padrão] poderá até se tornar interessante no futuro, mas, no momento, continuamos com a meta de atender o interior do país, em cidades de 200 mil habitantes, em média", afirma.

Hoje com sete shoppings, a empresa deverá inaugurar mais dois neste ano, em Lages (SC) e Boa Vista (RR).

8

são os shoppings em construção

R$ 500 milhões

serão os investimentos da companhia neste ano

de molho

A participação da classe C entre usuários de lavanderias no Estado de São Paulo alcançou 15% neste ano, segundo estudo do Sindilav (sindicato que representa o setor).

A parcela é quatro pontos percentuais superior à registrada no último levantamento da entidade, em 2009.

A representação da classe B, predominante na atividade, caiu a mesma quantia no período e atingiu 62%.

"Esse serviço está ligado à capacidade de consumo da população, e o público C foi o que mais ascendeu", afirma José Carlos Larocca, presidente da entidade e sócio da Elite Lavanderia.

O cenário desfavorável deste ano, devido à Copa do Mundo e eleições, reduzirá o ritmo de crescimento do setor, segundo o executivo.

"A alta do faturamento da indústria não será maior que 5%, enquanto em 2013 esse desempenho foi de 10%."

Chapa... A Fry's, hamburgueria do Rio, iniciou a sua expansão por meio de franquias. A empresa planeja fechar 2014 com 12 novas unidades.

...quente De início, a expansão ocorrerá no eixo Rio de Janeiro - São Paulo, com um investimento aproximado de R$ 15 milhões.

Sem gasolina Empresas de veículos elétricos pretendem movimentar R$ 30 milhões em rodadas de negócios em São Paulo, em setembro.

Quadro A Smart, empresa global de lousas interativas e softwares para educação, vai abrir o seu primeiro escritório no Brasil, em São Paulo.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página