Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Acordo garante produto para térmica em MT

DE SÃO PAULO

Em outro acordo celebrado nesta segunda-feira (18), a Petrobras e a estatal boliviana YPFB assinaram um novo contrato de fornecimento de gás para usina termelétrica Mário Covas, em Cuiabá (MT), até dezembro de 2016.

Com a assinatura, serão enviados 2,6 milhões de metros cúbicos/dia.

Durante cerimônia em Santa Cruz, o diretor de Gás e Energia da Petrobras, José Alcides Santoro, disse que o acordo era "muito valioso" para o Brasil por causa das dificuldades de produção de energia geradas pela seca no país, segundo a agência Efe.

O gás é enviado a essa usina por meio de um gasoduto próprio e tem um contrato à parte do combustível exportado para o centro-sul do Brasil. Desde o início do governo Evo Morales, em 2006, o fornecimento foi cortado algumas vezes, obrigando a usina a paralisar.

Sob a condição do anonimato, técnicos da Petrobras afirmam que a Bolívia estava pressionando a Petrobras a pagar a dívida do gás rico, ameaçando cortar o fornecimento na termelétrica de Cuiabá.

Na avaliação dessas fontes, a estatal não deveria ter cedido, porque os temas são totalmente desconectados.

A reportagem entrou em contato com a assessoria de imprensa da Petrobras na noite de segunda, quando os acordos foram anunciados, mas ninguém foi localizado para comentar o assunto.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página