Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Dívida pode ser paga na Argentina, prevê Cristina

Projeto prevê que credor pode receber no país vizinho, em vez de em banco nos EUA

DE BUENOS AIRES

A presidente argentina, Cristina Kirchner, anunciou que vai enviar um projeto de lei ao Congresso para trocar a jurisdição de pagamento aos credores da dívida reestruturada no país.

"Buscaremos implementar instrumentos legais que permitam o pagamento de todos os títulos das reestruturações de dívida dos anos de 2005 e 2010. E queremos incluir quem não entrou nessa troca", afirmou a presidente, em cadeia nacional.

A ideia é remover o Banco de Nova York como agente de pagamento dos credores e designar no seu lugar um agente de pagamento chamado Nación Fideicomisos SA.

O pagamento seria feito na Argentina, longe da lei americana, como uma maneira de permitir que credores que aceitaram a renegociação dos títulos em 2005 e 2010 (após o calote de 2001) voltem a receber os valores devidos.

Em junho, a Justiça dos EUA decidiu que a Argentina deveria pagar credores que não aceitaram a proposta de renegociação da dívida --querem o valor integral dos papéis argentinos.

Pela decisão, sem o pagamento a esses investidores (chamados de "fundos abutres" pelo governo Cristina), os credores que aceitaram a renegociação não poderiam receber também.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página