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Vaivém das commodities

MAURO ZAFALON mauro.zafalon@uol.com.br

Produção de orgânicos tem evolução maior e mais jovens na atividade

Os orgânicos deixam de ser um nicho de mercado e passam a ocupar um espaço maior nos principais mercados consumidores mundiais.

Área e vendas crescem a um ritmo bem superior ao da agricultura tradicional, embora ainda representem pouco em relação ao total mundial plantado e consumido.

A Europa, um dos continentes nos quais cada vez mais se busca esse alimento produzido sem adubos e defensivos químicos, é um caso curioso.

A área dedicada aos orgânicos já soma 9,6 milhões de hectares, ante 5,7 milhões em 2002, apontam dados da União Europeia. Pelo menos 500 mil hectares são incorporados todos os anos à produção de orgânicos.

Enquanto a agricultura tradicional luta para dar continuidade à atividade, devido à idade avançada dos produtores, a produção orgânica tem produtores relativamente jovens.

Os dados da comissão agrícola da UE apontam que 61% dos produtores de orgânicos têm idade inferior a 55 anos.

Outro detalhe curioso é que, na média, as propriedades destinadas à produção de orgânicos são maiores do que as da agricultura tradicional.

A comissão agrícola da União Europeia aponta crescimento na última década de 55% na área e de 50% no número de propriedades destinadas a essa atividade.

Esses números indicam uma caminho bem diferente do da agricultura tradicional, em que a idade média da população rural aumenta e o número de trabalhadores e de propriedades recua.

Apesar desse crescimento, os números do setor de orgânicos ainda estão distantes dos da agricultura tradicional. A área de orgânicos representa 5,4% do total cultivado na União Europeia.

A evolução do setor é boa também nos Estados Unidos, onde o crescimento tem sido acima de dois dígitos.

Os números de 2013, por exemplo, apontam alta de 12% nas vendas de produtos orgânicos no país, que somaram US$ 35,1 bilhões, segundo a OTA (organização norte-americana do setor).

Um dos setores que mais avançam no mercado norte-americano de orgânicos é o de frutas e legumes, que crescem a uma taxa de 15%.

No ano passado, a comercialização desses produtos somou US$ 12 bilhões.

O mercado norte-americano apresenta um desafio para o setor, segundo a OTA. A demanda cresce, mas o ritmo de conversão de propriedades tradicionais para a produção de orgânicos não é o mesmo.

As vendas, embora em ritmo crescente, representam apenas 4% dos US$ 760 bilhões comercializados com alimentos em 2013 nos EUA.

BRASIL

O mercado brasileiro tem as mesmas características dos da Europa e dos EUA, mas é mais pobre em estatísticas. Os números da vendas, embora desencontrados, apontam alta anual de 20% a 30% nos últimos anos.

Já a área fica próxima de 1,5 milhão de hectares, segundo o Ministério da Agricultura. É um setor que deverá manter um ritmo de crescimento, principalmente porque a renda aumenta no país.

Os desafios, no entanto, continuam sendo fazer esse produto chegar com regularidade às mãos do consumidor e com preços razoáveis.


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