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Uno terá sistema que desliga o motor ao parar no trânsito

DE SÃO PAULO

Tudo funciona normalmente até que, ao parar no primeiro sinal de trânsito, o motor desliga. Pode parecer defeito ou problema na marcha lenta, mas basta pisar na embreagem para que o carro volte a funcionar em menos de um segundo.

Assim é a tecnologia start/stop, que pela primeira vez equipa um modelo produzido no Brasil, o Fiat Uno 2015.

O objetivo é reduzir o consumo de combustível e a emissão de poluentes em circuitos urbanos, adequando o carro às fases futuras do programa Inovar-Auto.

A fabricante promete que o sistema fará o compacto ser até 20% mais econômico na cidade. Os testes foram feitos nos laboratórios da Bosch, em Campinas (a 93 km de São Paulo), simulando as condições de trânsito da avenida Brigadeiro Faria Lima, na capital paulista.

INTERVALO

De acordo com a Bosch, o start/stop funciona com qualquer proporção de etanol ou gasolina no tanque.

Caso a parada seja muito longa, o motor religa sozinho após 165 segundos, para manter a carga da bateria e o vácuo no sistema de freios. Se o ar-condicionado estiver funcionando, esse intervalo é reduzido para 60 segundos.

Vários componentes do carro foram modificados para receber a tecnologia, a começar pela bateria, de maior amperagem. Contudo, na reposição, esse componente irá custar cerca de 30% a mais.

O Uno 2015 também passou por uma leve reestilização externa e ganhou um novo interior. Há mudanças nos faróis, nas lanternas, na grade e nos para-choques.

Em um teste curto, a maior evolução percebida foi a redução do nível de ruídos em relação ao modelo anterior.

As vendas terão início em setembro, mas os preços ainda não foram divulgados. A princípio, o sistema start/stop estará disponível apenas em uma das cinco novas versões que chegarão às lojas.


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