Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Dívida

Argentina tira licença de banco que não repassou dinheiro a credores

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS - A Argentina revogou a autorização legal para que o BoNY (Bank of New York Mellon) opere no país, afirmou o governo, no momento em que lança investida contra a instituição por ter acatado a decisão de uma corte americana que acabou levando o país a dar calote em seus credores.

A medida acontece ao mesmo tempo em que o Congresso argentino debate um projeto de lei enviado pela presidente Cristina Kirchner para que os credores da dívida renegociada em 2005 e 2010 recebam em Buenos Aires, e não mais no exterior, em bancos como o BoNY.

A explicação oficial para a retirada da licença do banco americano é que ele não fez nenhuma operação de financiamento no ano passado, mas o governo Cristina o apontou várias vezes como um dos culpados pelo calote.

A Argentina transferiu ao BoNY US$ 539 milhões em junho para que credores fossem pagos. A instituição, porém, não repassou o dinheiro, seguindo ordens da Justiça americana, que determinou que esse valor só poderia ser pago se a Argentina também transferisse US$ 1,3 bilhão para investidores que não aceitaram renegociar os papéis após o calote de 2001 --a Argentina se recusou a seguir a determinação da Justiça.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página