Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Fundo continua mais vantajoso que poupança

DE SÃO PAULO

Com a decisão do Banco Central de manter o juro básico em 11% ao ano nesta quarta-feira (3), os fundos de renda fixa continuam ganhando da poupança na maioria dos cenários desenhados, considerando prazos de resgate e valores de taxas de administração distintos.

A estimativa é da Anefac (Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade).

Mesmo com o leve aumento da TR (Taxa Referencial) média, que compõe a remuneração da poupança, para 0,06 ponto percentual em setembro, a caderneta perde para os fundos de renda fixa que têm taxa de administração até 1,5% ao ano, independentemente do prazo de resgate dos recursos.

A poupança ainda perde dos fundos com taxa de administração de 2% ao ano quando o resgate é feito após um ano (veja quadro com as simulações).

Ao longo de 2013, os fundos de renda fixa cuja carteira tem títulos públicos prefixados --com taxa de retorno definida no momento da compra-- foram prejudicados pelo aumento do juro, devido à marcação a mercado, que atualiza diariamente o valor do título pela diferença entre a taxa de juro do momento e a de emissão do papel.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página