Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Demanda, e não o crédito, segura venda de carros, vê entidade

Associação de importadores reduz projeção para 2014; em agosto, setor recuou 0,6%

DE SÃO PAULO

O presidente da Abeifa (Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores) acredita que a retração do mercado se deve à falta de confiança do consumidor em comprar, e não à falta de crédito, como avaliara a Fenabrave (federação nacional dos concessionários).

"Nosso problema é de demanda, muito mais do que de crédito. Não posso imaginar que um sistema bancário da envergadura do que temos no Brasil não esteja querendo emprestar dinheiro, se ele vive basicamente de vender crédito", afirma Marcel Visconde, presidente também da Stuttgart Sportcar, importadora oficial da Porsche.

A entidade que representa as importadoras de veículos divulgou que o setor recuou 0,6% em agosto, sobre julho.

Considerando os emplacamentos das 28 afiliadas à Abeifa, foram vendidas 7.338 unidades no mês passado, ante 7.385 de julho. Na comparação com agosto de 2013, quando foram licenciados 10.282 veículos, a retração é de 28,6%.

A entidade começou o ano prevendo que em 2014 seriam vendidos 120 mil importados. A projeção já havia sido reduzida para 100 mil emplacamentos e agora a nova estimativa é que até dezembro sejam emplacadas 90 mil unidades, mantendo patamares de 2013, segundo a Abeifa.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página