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Samsung une celular com óculos de realidade virtual

Empresa, que perde espaço nos smartphones, é 1ª das gigantes a ter acessório
Sul-coreana enfrenta concorrência de rivais chinesas e busca saídas para acelerar expansão nos próximos meses

BRUNO ROMANI COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, EM BERLIM

A Samsung entrou em mais um segmento do momento ao anunciar nesta quarta-feira (3) o Gear VR, um óculos de realidade virtual. O acessório foi desenvolvido com a Oculus, responsável pelo Rift, empresa pela qual o Facebook pagou US$ 2 bilhões no último mês de julho.

O Gear VR funciona como um acessório para o Galaxy Note 4. O smartphone é acoplado ao VR e produz, segunda a empresa, a sensação de estar a dois metros de uma tela de 175 polegadas. O ângulo de visão é de 96 graus e o produto deve ser lançado ainda neste ano.

Com o aparelho, as pessoas poderão, por exemplo, ver filmes ou jogar videogame.

A investida em um setor novo é reflexo da alta concorrência que a Samsung enfrenta no ramo dos celulares --a empresa lançou dúvidas sobre o próprio crescimento durante a segunda metade de 2014. O principal motivo seria a ascensão de fabricantes chinesas como a Huawei e a Xiaomi, que afetam a fatia da sul-coreana no mercado de smartphones baratos.

No segundo trimestre, houve queda de 9% nas vendas e declínio de 20% no lucro ante igual período de 2013. Foi o pior resultado em dois anos.

A empresa disse ainda que o segundo semestre seguirá complicado, especialmente devido à concorrência no segmente de smartphones.

John Carmack, um dos principais nomes da Oculus, esteve na apresentação para falar da importância da tela para converter movimentos na vida real para movimentos no mundo virtual.

O Note 4 também conta com um sensor de precisão para garantir uma boa experiência com o mundo virtual.

A entrada da Samsung também deve significar investimentos para todo o setor de realidade virtual. A companhia anunciou parcerias com estúdios de filmes (como Warner e Fox), games (Harmonix) e empresas de entretenimento (Imax e Vevo) para a produção de conteúdo.

A Samsung é a primeira grande fabricante com foco no consumidor final a ter um óculos de realidade virtual.

SAMSUNG/2º TRI.2014
LUCRO LÍQUIDO R$ 6,1 bi
PRINCIPAIS CONCORRENTES Apple, Sony, LG, Microsoft


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