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Serviço de música Rdio usa modelo grátis com anúncio

Sistema é o mesmo do rival Spotify e retira limitação de canções grátis por usuário

YURI GONZAGA DE SÃO PAULO

O Rdio, serviço de streaming de música, lança nesta quinta-feira (4) uma nova versão da sua interface web e de seus aplicativos para Android e para iOS, com estações de rádio gratuitas (mas com reprodução de anúncios para os não assinantes).

Ele troca, assim, o modelo de "free trial" (período de experiência) pelo "freemium" (gratuito com opções pagas).

Antes, permitia que usuários que não pagavam ouvissem uma quantia limitada de música por mês; agora, eles podem ouvir sem restrição de tempo, mas com anúncios.

"É o conceito de rádio na internet mesclado com o de música por assinatura", disse o presidente-executivo da empresa sediada em San Francisco, Michael Bay, durante sua passagem pelo Brasil, no fim do mês passado.

"As pessoas que tinham acesso de verdade ao Rdio até agora eram as que pagavam. Mas não é assim que a internet funciona --nela, a maior parte das coisas é gratuita, e isso restringia o público que conseguíamos atingir."

O sistema adotado agora é similar ao do Spotify, concorrente direto com origem na Suécia e que chegou ao país neste ano.

Também haverá mudanças visuais no aplicativo: a principal é a modificação da tela inicial, que passa a ter "andares" temáticos, com recomendações e atividade dos amigos, por exemplo.


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