Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

CNI aponta melhora da indústria no mês de julho

Quadro, porém, ainda é de desaquecimento

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Após cinco meses de queda, a indústria brasileira teve alta na utilização da capacidade instalada em julho, informou a CNI (Confederação Nacional da Indústria).

O uso da capacidade instalada subiu para 81% em julho, de acordo com dados dessazonalizados (livres das influências típicas de cada período), ante 80,4% em junho (dado revisado).

Na comparação com julho do ano passado, o uso da capacidade instalada caiu 1,4 ponto percentual.

Também houve alta no faturamento, de 1,2%, em parte devido ao maior número de dias úteis em relação ao mês anterior. Junho havia registrado forte queda de 6,3%.

Sobre julho de 2013, o faturamento recuou 5,1%.

As horas trabalhadas na produção aumentaram 2,6% em relação ao mês imediatamente anterior, e o emprego recuou 0,2% na mesma comparação. Já a massa salarial caiu 0,2%, enquanto o rendimento médio real teve crescimento de 0,1%.

Na comparação com junho de 2013, as horas trabalhadas caíram 2,3%, segundo a CNI.

EFEITO COPA

A CNI atribui parte da melhora dos indicadores industriais na comparação mês a mês ao menor número de dias úteis em junho ante julho, por causa da realização da Copa, e diz que o quadro continua sendo de dificuldade.

No acumulado até julho, o faturamento do setor industrial recuou 5,1% ante a igual período de 2013, enquanto as horas trabalhadas na produção caíram 2,3%.

O emprego industrial encolheu 0,6% de janeiro a julho ante os sete primeiros meses de 2013, enquanto a massa salarial recuou 0,2% na mesma comparação.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página