Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Japão revisa dados econômicos e recuo chega a 7,1% no 2º tri

Bônus de verão e gastos públicos podem trazer alta no 3º tri

DE SÃO PAULO DO VALOR

O Japão revisou para baixo o PIB (Produto Interno Bruto) do segundo trimestre deste ano, que recuou 7,1%. Na primeira leitura, divulgada em agosto, a queda foi de 6,8% na comparação anualizada.

O resultado representa a maior retração desde o terremoto seguido de tsunami de 2011. Segundo informações do governo japonês, a economia sofreu impacto da alta de impostos sobre o consumo.

De acordo com os economistas, o dado reflete o desempenho do consumo e dos investimentos, que despencaram depois que o governo promoveu um aumento no imposto sobre o consumo, de 5% para 8%, em 1º de abril.

O declínio na atividade econômica representa um desafio aos esforços do premiê Shinzo Abe para encerrar uma deflação de duas décadas na terceira maior economia mundial, enquanto tenta dar oxigênio à finanças públicas com a primeira alta de impostos desde 1997.

A retração vem após uma retomada do crescimento entre janeiro e março, de 6%, quando consumidores e empresas tentaram se adiantar à alta de impostos de abril.

O governo japonês prefere olhar os dados mensais entre abril e junho para as vendas de bens eletrônicos e as das lojas de departamentos, que mostraram recuperação.

Analistas apontam a possibilidade de uma reversão no terceiro trimestre (julho a setembro), com alta anualizada de 5%, puxada também por altos bônus salariais de verão e mais gastos públicos.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página