Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Sucessora diversificou e fez crescer filial britânica

DIOGO BERCITO EM BARCELONA

Ana Patricia Botín, 53, chefe da filial britânica do Santander, foi nomeada na quarta (10) presidente do conselho, cargo ocupado até a véspera pelo pai Emilio.

Com isso, o banco passa a ser comandado pela quarta geração da família Botín, fundadora do banco da cidade homônima em 1857.

No Reino Unido, Ana Patricia transformou a antiga Abbey National, espécie de Caixa Econômica focada na construção civil, em um banco com produtos diversificados para o público local. Respondeu bem ao crivo do mercado e dos reguladores britânicos, considerados austeros.

"É a pessoa mais recomendada, dadas suas qualidades pessoais e profissionais, experiência, trajetória no grupo e unânime reconhecimento nacional e internacional", afirmou o banco em nota.

Rápida, a decisão foi tomada horas após o anúncio da morte para garantir a estabilidade do banco.

Ana Patricia fazia parte do conselho havia 20 anos e era a favorita para a sucessão. Botín evitava discutir o nome de seu substituto, mas dava a entender ter predileção pela filha. Um dos indícios foi a nomeação em 2013 de Javier Marín, antigo parceiro de Ana Patricia no banco, como presidente-executivo.

Para Emilio Ontiveros, da Universidade Autônoma de Madri, ela manterá a internacionalização do banco. "Ela participou dessas decisões."

Ana Patricia estudou economia na Universidade Harvard, nos EUA, e fala cinco línguas. É casada, tem três filhos e joga golfe.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página