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Alibaba estreia na Bolsa com alta de 38%
Com alta, gigante chinesa do comércio eletrônico já é a 19ª maior do mundo em valor de mercado e supera Facebook
No Brasil, empresa está presente por meio do site AliExpress; país é terceiro principal mercado da unidade
As ações da gigante do e-commerce Alibaba, que começaram a ser comercializadas na Bolsa de Nova York nesta sexta-feira (19), subiram 38% em relação a seu preço inicial e fizeram o valor de mercado da empresa ultrapassar os de Facebook, Amazon e eBay.
A empresa captou ao menos US$ 21,8 bilhões na sua chegada a Wall Street, no maior IPO (oferta inicial de ações, na sigla em inglês) da Bolsa americana e que ainda pode ser o maior da história.
O montante ainda pode chegar a US$ 25 bilhões, caso os bancos que coordenaram a operação ofereçam um lote adicional de ações.
Caso isso ocorra, o montante levantado pela gigante do comércio eletrônico vai superar os US$ 22 bilhões obtidos pelo Agricultural Bank of China nas Bolsa de Hong Kong e Xangai em 2010.
A ação da Alibaba, que entrou na Bolsa cotada a US$ 68, fechou o dia valendo US$ 93,89. No fim do ano passado, quando estrearam em Bolsa, as ações do Twitter também tiveram alta expressiva, de 73%, o que indica que as companhias estão optando por captar um valor menor na estreia na Bolsa.
Com a valorização, a empresa chinesa está avaliada em US$ 223 bilhões, ficando só atrás de Google, Microsoft e Apple entre as empresas de tecnologia americanas e como a 19ª maior do mundo entre todas as companhias negociadas em Bolsa.
"Esperamos que, em 15 anos, as pessoas digam que essa é uma empresa como Microsoft ou IBM, que mudaram e modelaram o mundo" disse o fundador do Alibaba, Jack Ma, à TV CNBC.
No último ano fiscal, que terminou em 31 de março, a empresa faturou cerca de US$ 3,7 bilhões, número maior do que eBay e Amazon juntas.
CONJUNTO DE LOJAS
O Alibaba não é uma única loja virtual, mas um conjunto delas. A primeira foi a que leva o nome da empresa, lançada em 1999, que vende produtos em grandes quantidades na China.
A mais famosa, Taobao, veio quatro anos depois e tem como foco o varejo chinês. O catálogo é de aproximadamente 800 milhões de produtos de todos os tipos.
Se agora há abundância, nos anos 1990 era virtualmente impossível comprar produtos chineses pela internet. Foi o que percebeu Ma Yun --hoje conhecido como Jack Ma ou Crazy Jack--, fundador do Alibaba, quando viajou aos EUA em 1995.
Ex-tradutor, ele viu que era possível ganhar dinheiro vendendo produtos chineses para o resto do mundo.
NO BRASIL
Por aqui, o Alibaba está presente por meio do site AliExpress. Segundo a empresa, Brasil foi o terceiro mercado do AliExpress, atrás de Rússia e EUA, em 2013.
Leia a história de Jack Ma, fundador e diretor do Alibaba, em quadrinhos
folha.com/no1518626
ALIBABA /2º tri.2014
RECEITA US$ 2,54 bilhões
LUCRO LÍQUIDO US$ 1,99 bilhão
NÚMERO DE FUNCIONÁRIOS 24 mil
PRINCIPAIS CONCORRENTES Amazon, eBay, JD (na China)