Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Alibaba estreia na Bolsa com alta de 38%

Com alta, gigante chinesa do comércio eletrônico já é a 19ª maior do mundo em valor de mercado e supera Facebook

No Brasil, empresa está presente por meio do site AliExpress; país é terceiro principal mercado da unidade

DE SÃO PAULO

As ações da gigante do e-commerce Alibaba, que começaram a ser comercializadas na Bolsa de Nova York nesta sexta-feira (19), subiram 38% em relação a seu preço inicial e fizeram o valor de mercado da empresa ultrapassar os de Facebook, Amazon e eBay.

A empresa captou ao menos US$ 21,8 bilhões na sua chegada a Wall Street, no maior IPO (oferta inicial de ações, na sigla em inglês) da Bolsa americana e que ainda pode ser o maior da história.

O montante ainda pode chegar a US$ 25 bilhões, caso os bancos que coordenaram a operação ofereçam um lote adicional de ações.

Caso isso ocorra, o montante levantado pela gigante do comércio eletrônico vai superar os US$ 22 bilhões obtidos pelo Agricultural Bank of China nas Bolsa de Hong Kong e Xangai em 2010.

A ação da Alibaba, que entrou na Bolsa cotada a US$ 68, fechou o dia valendo US$ 93,89. No fim do ano passado, quando estrearam em Bolsa, as ações do Twitter também tiveram alta expressiva, de 73%, o que indica que as companhias estão optando por captar um valor menor na estreia na Bolsa.

Com a valorização, a empresa chinesa está avaliada em US$ 223 bilhões, ficando só atrás de Google, Microsoft e Apple entre as empresas de tecnologia americanas e como a 19ª maior do mundo entre todas as companhias negociadas em Bolsa.

"Esperamos que, em 15 anos, as pessoas digam que essa é uma empresa como Microsoft ou IBM, que mudaram e modelaram o mundo" disse o fundador do Alibaba, Jack Ma, à TV CNBC.

No último ano fiscal, que terminou em 31 de março, a empresa faturou cerca de US$ 3,7 bilhões, número maior do que eBay e Amazon juntas.

CONJUNTO DE LOJAS

O Alibaba não é uma única loja virtual, mas um conjunto delas. A primeira foi a que leva o nome da empresa, lançada em 1999, que vende produtos em grandes quantidades na China.

A mais famosa, Taobao, veio quatro anos depois e tem como foco o varejo chinês. O catálogo é de aproximadamente 800 milhões de produtos de todos os tipos.

Se agora há abundância, nos anos 1990 era virtualmente impossível comprar produtos chineses pela internet. Foi o que percebeu Ma Yun --hoje conhecido como Jack Ma ou Crazy Jack--, fundador do Alibaba, quando viajou aos EUA em 1995.

Ex-tradutor, ele viu que era possível ganhar dinheiro vendendo produtos chineses para o resto do mundo.

NO BRASIL

Por aqui, o Alibaba está presente por meio do site AliExpress. Segundo a empresa, Brasil foi o terceiro mercado do AliExpress, atrás de Rússia e EUA, em 2013.

Leia a história de Jack Ma, fundador e diretor do Alibaba, em quadrinhos
folha.com/no1518626

ALIBABA /2º tri.2014
RECEITA US$ 2,54 bilhões
LUCRO LÍQUIDO US$ 1,99 bilhão
NÚMERO DE FUNCIONÁRIOS 24 mil
PRINCIPAIS CONCORRENTES Amazon, eBay, JD (na China)


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página