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Celular, geladeira, carro e até beleza sofrem cortes

DO RIO DE SÃO PAULO

Itens típicos de consumo "popular" ilustram o enfraquecimento da classe C.

A nova realidade mostra queda de 15% (acima da média) das vendas de carros populares e redução de 4,5% no valor das recargas de celulares pré-pagos da TIM no segundo semestre --operadora líder nesse segmento.

Movido pela ascensão da classe C, até 2012 o mercado de higiene e beleza crescia a dois dígitos, ritmo que começou a mudar em 2013. Dados mais recentes da Nielsen mostram que as vendas do setor nos supermercados cresceram 4,8% no segundo trimestre deste ano, abaixo dos 6,4% do primeiro trimestre.

"O esforço tem sido maior para manter vendas", diz Cesar Tsukuda, diretor da Beauty Fair, feira anual do setor.

Para Sérgio Vale, economista-chefe da MB Associados, "não há mais espaço para os fortes ganhos de renda que tivemos no passado". "Não há mais tanto espaço para o desemprego para cair. A formalidade parou de subir e o salário mínimo não tem margem para elevações tão significativas como as dos últimos anos."

Na casa da empregada doméstica Maria Elizabeth de Morais, 55, chegaram nos últimos anos geladeira, TV, micro-ondas e guarda-roupas.

"Fui comprando uma coisa por vez. Tudo parcelado."

Neste ano, recebeu uma herança e planejou a compra do carro com o recurso, que adicionaria ao décimo terceiro salário e às férias.

Ao fazer as contas, porém, concluiu que a despesa que passaria a ter com IPVA, seguro e combustível não era compatível com o dinheiro que sobra no fim do mês.

Hoje, supermercado, feira e farmácia consomem parte considerável da renda mensal, restando pouco para o supérfluo. Até o crédito do celular pré-pago foi racionado.

"Diminuí o plano. Pagava R$ 25 e agora só ponho R$ 15."

Item considerado de primeira necessidade para a secretária Maria do Socorro da Silva, 30, o celular foi trocado com frequência nos últimos anos. "Tive muitos celulares, acho que uns dez nos últimos três anos. Sempre queria o melhor, mas agora só comprei porque fui roubada no caminho do trabalho."

O mercado de eletroeletrônicos, que também se beneficiou da avidez da classe média, já registra queda, segundo a Eletros (associação do setor). A entidade não segmenta resultados por classe social, mas indica que a venda da linha branca (refrigeradores, lavadoras e fogões) caiu 5% no primeiro semestre ante igual período de 2013.

O universitário Felipe Ribeiro, 21, sentiu o ritmo mais lento da economia quando seu contrato de estágio acabou há quatro meses. Ainda não conseguiu se recolocar.

Suspendeu a primeira viagem à Europa e a compra do carro: "Financiar ficou difícil com os juros altos". Na vida noturna, menos bares.

Ribeiro relata que a família freou o consumo. "As lojas de eletrodomésticos têm dado incentivo com promoções, mas agora não é hora. Vamos esperar passar a recessão para voltar a comprar."


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