Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Bebidas

Governo adia mais uma vez, para 2015, alta de imposto de cerveja

DE BRASÍLIA - O governo não vai ampliar a cobrança de impostos para cervejas, refrigerantes e demais bebidas frias neste ano, em mais um aceno ao setor privado em reta final de eleição. O setor foi avisado em reunião ontem pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega, em reunião nesta terça (23).

Uma revisão da base de cálculo desses impostos federais --o que ampliaria o recolhimento de tributos-- estava prevista para junho. Temendo impacto na inflação e tendo em vista a Copa do Mundo, o governo a adiou para setembro.

Segundo Fernando Rodrigues de Barros, presidente da Afebras (que representa fabricantes de refrigerantes), o governo e a indústria estão discutindo também mudança no modelo de tributação do setor, que hoje faz uma revisão anual da tabela de preços sobre a qual incidem impostos.

A crítica mais comum a esse modelo é que, quando o imposto sobe, o preço da bebida sobe junto, o que leva o imposto a ser elevado novamente, e assim sucessivamente.

A indústria de bebidas está há cinco meses barganhando um novo modelo de tributação. Um grupo de trabalho com integrantes do governo e do setor privado está sendo montado para discutir o assunto. Não há perspectiva de que uma proposta saia ainda neste mandato.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página